ESGNotícias

Suzano assume compromisso com a educação básica nos municípios em que atua

Por meio do Programa Suzano de Educação, a companhia investe na qualificação profissional dos educadores e participação social

A Suzano, maior produtora de celulose de fibra curta do mundo, por meio de seu projeto PSE (Programa Suzano de Educação) tem investido no aperfeiçoamento da qualidade do ensino público, dedicando-se à qualificação profissional dos educadores e à participação social. Só em 2022, o projeto esteve em 29 municípios localizados nos cinco estados onde a empresa atua.

Recentemente, a companhia ainda assumiu a meta de ampliar em 40% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) até 2030, nas cidades onde o programa atua. O IDEB, atual indicador que mede a qualidade da educação básica no Brasil, varia de 0 a 10 e é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A metodologia parte de um diagnóstico educacional e da priorização de desafios comuns de grupos de municípios que integram os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE), e que juntos constroem soluções para a melhoria da educação no território. Os resultados do último ciclo do IDEB, divulgados no final de 2022, revelam que os municípios atendidos pelo programa no Espírito Santo e na Bahia alcançaram a evolução prevista pelo PSE para o período, pontuando em 5,3 e 4,5, respectivamente.

Criado em 2020, o Programa Suzano de Educação é realizado em parceria com a Cidade Escola Aprendiz e Comunidade Educativa CEDAC, e atua de forma conjunta com secretarias de educação, saúde, assistência social, escolas, estudantes, famílias e comunidades para enfrentar os desafios educacionais.

“Nossa expectativa, para este ano é dar continuidade à implementação do programa nos territórios, com foco nos desafios priorizados pelos arranjos, fortalecendo sua governança e apoiando os gestores educacionais na execução de ações previstas no planejamento estratégico. Com os grupos intersetoriais, atuar na consolidação das redes de proteção pautando as políticas públicas de garantia de direitos e na busca de uma gestão democrática”, afirmou Vanessa Espíndola, gestora do Programa Suzano de Educação.

Fonte
Suzano
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo