Suzano é destaque global em estudo de caso sobre modelo de negócios
Apresentada pela INSEAD, a pesquisa destaca como a Inovação e a Sustentabilidade são fundamentais para o modelo de negócios e os planejamentos futuros da empresa
O modelo de negócios da Suzano, que integra Inovação e Sustentabilidade como pilares de sua estratégia de crescimento, agora é objeto de um estudo de caso para a comunidade global. A consultoria Betania Tanure Associados (BTA) colaborou na pesquisa, que será apresentada pela INSEAD, uma das principais escolas de negócios da Europa. Em 2024, a Suzano celebra 100 anos de atuação como a maior produtora mundial de celulose e uma referência na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto.
O estudo tem como objetivo ilustrar como a Cultura e a Inovação, quando aplicadas em diversas áreas de uma organização, podem servir como catalisadores para a Sustentabilidade em grandes empresas. O conceito de Inovabilidade adotado pela empresa é um dos pilares do planejamento da companhia para os próximos 100 anos.
“Como uma empresa com mais de cem anos de história impulsionada pela inovabilidade, reconhecemos que nosso papel vai além da busca por novos modelos de negócio, produtividade e eficiência. Nós sabemos que precisamos causar um impacto positivo na sociedade e deixar um legado para as futuras gerações. Por isso, fortalecemos nossa atuação por meio de parcerias com diversos atores da sociedade que compartilham do nosso compromisso com a transformação positiva, como é o caso da INSEAD e da BTA”, afirmou Marcela Porto, diretora de Comunicação, Marca e Sustentabilidade Institucional da Suzano.
O estudo de caso foi desenvolvido por Felipe Monteiro, professor sênior de Estratégia na INSEAD e pesquisador sênior no Mack Institute for Technological Innovation da Wharton; Anne-Marie Carrick, pesquisadora sênior na INSEAD; Betania Tanure, sócia fundadora da BTA e professora convidada na INSEAD; e Ivanka Visnjic, professora na ESADE, com o apoio de Erika Penido e Luisa Tanure, consultoras da BTA.
No estudo “A Transformação da Suzano por meio da Inovabilidade”, os especialistas exploram como a Inovação e a Sustentabilidade ajudam a Suzano a manter sua competitividade no mercado global, enquanto destaca sua capacidade de adaptação às mudanças e macrotendências globais.
“Quando apresentei ao INSEAD a oportunidade de fazermos um estudo de caso com a história da Suzano, fui inspirada pela visão de futuro da empresa e nos três pilares fundamentais que levaram a Suzano aos 100 anos de sucesso: Cultura, Inovação e Sustentabilidade. A Cultura da Suzano permite que a estratégia da inovabilidade seja de sucesso. É a BTA levando para o mundo o Brasil que dá certo, que faz certo e que é consistente com o nosso propósito maior: contribuir para que as pessoas, as organizações e a sociedade sejam melhores”, afirmou Betania Tanure, CEO da BTA.