Por meio de sua área de Inteligência Patrimonial, a Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e o Instituto Ecofuturo estão promovendo o primeiro curso de formação de guarda-parques destinado aos colaboradores de vigilância patrimonial e de prevenção e combate a incêndios.
O objetivo do curso oferecido é formar mais de 40 profissionais para que possam contribuir com a conservação de áreas naturais e a proteção da biodiversidade.
Ao todo, o curso de qualificação possui 80horas de duração e foi desenvolvido em modelo híbrido: parte dele será realizado presencialmente e parte on-line. Ambos contam com amplo conteúdo metodológico e de imersão, valorizando a troca de conhecimento e experiência entre os profissionais.
Os participantes cursarão disciplinas como gestão; pesquisa e biodiversidade; proteção; relacionamento com o entorno e educação ambiental.
A principal função dos guarda-parques é a conservação das áreas protegidas, realizando a fiscalização, manutenção de infraestruturas, prevenção e combate a incêndios florestais, monitoramento, relacionamento com o entorno, apoio a pesquisas científicas, primeiros socorros e demais atividades de proteção à biodiversidade.
Segundo a organização sem fins lucrativos WWF (World Wide Fund for Nature), os guarda-parques vão além de proteger a natureza, pois também são responsáveis pelo atendimento a públicos externos e por fazer com que as pessoas se conectem com a natureza quando realizam visitas em reservas ambientais.