Na última sexta-feira, 23, a Suzano e a Gerando Falcões anunciaram uma parceria para impulsionar o empreendedorismo feminino em comunidades periféricas. Com um investimento de R$ 3,3 milhões no Programa ASMARA ao longo de três anos, a Suzano busca promover a autonomia financeira de mulheres em favelas e periferias por meio de atividades como revenda de roupas e criação de negócios próprios.
O Programa ASMARA, lançado no final de 2023, já beneficia milhares de mulheres e tem como meta impactar mais de 6 mil participantes ao longo de três anos, começando com um foco em comunidades de São Paulo e expandindo para outras cidades brasileiras a partir de 2025. A parceria almeja retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030 e é vista como um passo essencial para reduzir a desigualdade no Brasil.
Marina Negrisoli, diretora de Sustentabilidade da Suzano, destacou: “Essa iniciativa está conectada com nossos compromissos de longo prazo de priorizar o desenvolvimento socioeconômico das regiões onde temos operações. Como uma empresa centenária, nós sabemos que o sucesso do nosso negócio está intrinsecamente ligado ao desenvolvimento das comunidades e territórios onde atuamos”. Ela complementou: “Parcerias como essa potencializam o impacto das nossas ações, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de um número ainda maior de pessoas, em especial mulheres”.
O programa mobiliza parcerias privadas e ONGs locais para recrutar e capacitar mulheres das comunidades, oferecendo treinamentos em preparação psicossocial, habilidades de vendas e atendimento ao cliente. Mayara Lyra, diretora de Negócios Sociais da Gerando Falcões, ressaltou: “Queremos que todas as mulheres participantes de ASMARA alcancem o sucesso. Quanto mais elas venderem, maior será a autonomia financeira. Por isso, investimos na capacitação de todas as participantes com treinamentos, dicas para aumentar as vendas e apoio psicossocial. Além disso, como forma de incentivá-las a evoluir cada vez mais, também temos programas de bonificação e incentivos mensais”.
A parceria já transformou a vida de quase 4 mil mulheres, como a de Josiane Aparecida Vaz, de 45 anos, que compartilhou: “Antes eu não tinha salário algum, somente recebia a ajuda do governo. Desde dezembro de 2023, desde que entrei para ASMARA, venho ganhando mensalmente a minha comissão de vendas em torno de R$ 1.000, às vezes até mais, por conta dos incentivos que temos. Tenho conseguido sanar algumas dívidas, dar uma alimentação melhor para meus filhos e tenho projetos de comprar o meu carro”.