ESGNotícias

Suzano e Senai formam operadores de máquinas florestais em Ribas do Rio Pardo (MS)

Em parceria, as empresas realizaram a formatura de 70 pessoas no curso de qualificação profissional para Operador(a) de Máquinas Florestais

A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), realizaram a formatura de 70 pessoas no curso de qualificação profissional para Operador (a) de Máquinas Florestais, em Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul.

Entre os formandos que concluíram o curso e estão aptos a trabalhar em operações florestais – especialmente na colheita de eucalipto – da empresa ou do mercado, 63 pessoas são moradores locais, 17 são mulheres e uma é pessoa com deficiência.

Segundo Maurício Miranda, diretor de Engenharia da Suzano, a formatura representa mais um marco importante na trajetória de implantação da nova fábrica da empresa no município. “Temos várias missões relevantes no desenrolar do empreendimento e a qualificação profissional para atender o setor florestal é uma das mais desafiadoras. Com o imprescindível suporte do Senai, estamos qualificando a mão de obra local para atuar nas nossas operações, ou no mercado em geral e também estamos contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região. Afinal, na Suzano acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo”, relatou.

Com sete meses de duração, os (as) operadores (as) iniciaram a primeira etapa na formação com aulas teóricas e operação de simuladores para ter as primeiras noções dos equipamentos florestais de forma segura.

“Já no segundo mês, eles iniciaram as atividades no campo sem operar a máquina, apenas conhecendo e se acostumando ao equipamento. Na última etapa do treinamento, que se estendeu por cinco meses, as aulas se concentraram no treino prático, com os futuros operadores fazendo a colheita do eucalipto nas fazendas da empresa. É uma qualificação completa e robusta, que os torna aptos a assumir a colheita de eucalipto imediatamente”, explicou Rodrigo Zagonel, gerente executivo Florestal da Suzano.

De acordo com Angela Aparecida dos Santos, gerente executiva de Gente e Gestão da Suzano, todas as 70 pessoas formadas estão aptas a participar dos processos seletivos da companhia, no decorrer dos próximos meses, conforme a disponibilidade de vagas.  “A Suzano se preocupa em garantir a igualdade de acesso às oportunidades e, dessa forma, não há distinções em suas ações de qualificação profissional e nem nas contratações. Ficamos muito felizes por chegarmos ao final desta etapa com a primeira turma de operadores e operadoras formada em Ribas do Rio Pardo com um alto índice de finalização. Isso demonstra que as pessoas se interessaram pela atividade e têm muito a contribuir para o futuro da empresa”, destacou.

Fonte
Suzano
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo