
A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, destaca suas iniciativas voltadas à valorização das mulheres no ambiente corporativo em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A companhia investe em programas focados na atração, retenção e desenvolvimento de talentos femininos, buscando ampliar a participação de mulheres em cargos de liderança e operações industriais.
Entre as ações implementadas, está o programa Cultivar, que capacita mulheres para atuar nas operações florestais da empresa, oferecendo possibilidade de contratação ao término do treinamento. Além disso, o programa D+ tem como objetivo acelerar o crescimento profissional de mulheres e pessoas negras dentro da organização. A Suzano também participa de iniciativas como o Movimento Mulher 360º e a Rede Mulher Florestal, reforçando seu compromisso com a equidade de gênero no mercado de trabalho.
“Na Suzano, sabemos que a diversidade é um fator-chave para a sociedade e também para o negócio. Ambientes diversos estimulam novas ideias, impulsionam a inovação, e refletem diretamente em melhores resultados para a empresa e também para o desenvolvimento de profissionais. Por isso, temos o compromisso de construir um ambiente acolhedor e seguro, onde cada pessoa possa ser quem realmente é, e se desenvolver plenamente. Nosso impacto vai além dos negócios: acreditamos que só é bom para nós, se for bom para o mundo, e trabalhamos ativamente para promover mudanças positivas na sociedade”, afirmou Andre Vitor Arribamar, gerente de Gente e Gestão da Suzano na unidade de Mogi das Cruzes.
Para Reiner Santos, Gente e Gestão nas unidades de Suzano e Limeira, a diversidade é um agente fortalecedor. “Na Suzano, valorizamos a pluralidade de ideias e vivências. Reconhecemos o papel transformador que podemos desempenhar na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, impulsionando também um ambiente criativo que nos permite alcançar resultados cada vez mais significativos. Por isso seguimos na jornada de ter, em nossa organização, um ambiente onde todos se sintam respeitados e seguros para se expressarem genuinamente. Esse olhar está alinhado com nossos Compromissos para Renovar a Vida.”
HISTÓRIAS DE CRESCIMENTO PROFISSIONAL
A trajetória de diversas colaboradoras da Suzano exemplifica o impacto das iniciativas voltadas ao desenvolvimento feminino.

Jéssica Junges Teixeira Andrade, que iniciou sua carreira na empresa em 2012 como estagiária de RH, percorreu um caminho de aprendizado e crescimento até se tornar consultora de Recursos Humanos. Para ela, o desenvolvimento profissional veio da iniciativa, da vontade de aprender e da capacidade de transformar ideias em ações.

Jaqueline Aparecida da Silva Palma ingressou na Suzano em 2020, poucos meses antes da pandemia, e superou desafios para se consolidar como líder de operações logísticas. Seu crescimento foi impulsionado pela autenticidade, confiança e pelo suporte de gestores, além da participação em programas de mentoria que ampliaram sua visão profissional.

Bruna Bin, coordenadora de produção, também trilhou um percurso de destaque na companhia. Desde que ingressou na Suzano, em 2009, atuou na produção de papel e hoje desempenha um papel essencial na liderança industrial, sendo um exemplo para outras mulheres que buscam espaço no setor.
COMPROMISSO COM A EQUIDADE
A diversidade está incorporada à cultura da Suzano, refletida na criação do Plural, iniciativa que abrange Grupos de Afinidade formados por colaboradores que promovem debates e influenciam a liderança na construção de um ambiente mais inclusivo. Além disso, a companhia estabeleceu a meta de atingir 30% de mulheres em cargos de liderança até o final de 2025.
A atuação externa da Suzano também está alinhada com esse compromisso, com o apoio a projetos sociais que incentivam o empreendedorismo feminino e ampliam o protagonismo das mulheres em suas comunidades. Entre os projetos apoiados estão o Artesanato de Suzano, Artesãs de São Silvestre, Cerâmica Vargem do Tanque e o AAMAE (Associação de Assistência à Mulher ao Adolescente e à Criança Esperança). Essas iniciativas contribuem para a meta da empresa de retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030, promovendo impacto positivo e sustentável na vida de mulheres e suas famílias.