FlorestasNotícias

Suzano inaugura primeiro módulo próprio de tritrens e fortalece logística na operação florestal

Investimento de R$ 60 milhões gera mais de 140 empregos em Três Lagoas (MS), incluindo 26 motoristas mulheres

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos a partir de eucalipto, avança na modernização de sua logística florestal com a inauguração do primeiro módulo próprio de operação e manutenção de tritrens em Três Lagoas (MS). A iniciativa contou com um investimento de R$ 60 milhões em novos caminhões, maquinários e tecnologia embarcada, além da geração de mais de 140 empregos, incluindo 132 vagas para motoristas, das quais 26 foram ocupadas por mulheres.

Para Douglas Lazaretti, diretor de Operações Florestais da Suzano em Mato Grosso do Sul, o projeto reafirma o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável. “Essa iniciativa reflete um conceito fundamental da companhia: a ‘Inovabilidade’, que combina inovação e sustentabilidade. O projeto incorpora o que há de mais avançado em equipamentos e tecnologia de ponta, além de estar alinhado ao nosso compromisso com a promoção da diversidade e da igualdade de gênero, contando com 20% do time de motoristas composto por mulheres. Nossa expectativa é expandir essa iniciativa em Três Lagoas (MS), para Ribas do Rio Pardo (MS) e demais unidades do país”, destaca.

O novo módulo conta com 40 caminhões tritrens equipados com motores Euro 6, que reduzem em até 70% a emissão de poluentes. A escolha do modelo está alinhada a um dos Compromissos para Renovar a Vida da Suzano, que prevê a redução de 15% na intensidade das emissões de gases de efeito estufa até 2030.

“O lançamento desse projeto representa um marco nas operações da Suzano. Com um investimento robusto em um módulo próprio, com veículos e equipamentos de última geração, além de novas tecnologias e formação da equipe, estamos tornando as nossas operações ainda mais sustentáveis e seguras, vindo ao encontro de um dos nossos principais direcionadores que diz que ‘Só é bom para nós se for bom para o mundo’”, afirma Leonardo Guisti, diretor de Operações Florestais da Suzano em Três Lagoas (MS).

Entre as inovações para aumentar a segurança dos profissionais e dos demais usuários das rodovias, estão o sistema de rastreamento e telemetria, rádios de comunicação e câmeras de fadiga, que detectam sinais de cansaço do motorista e emitem alertas. Os caminhões também possuem sistema de catracas com acionamento automático para o reaperto da carga ao longo do trajeto, reduzindo o esforço dos condutores e aumentando a segurança.

“A busca pela vanguarda em tecnologia visa aumentar a segurança tanto do nosso time de colaboradores(as) quanto de todos os usuários das rodovias estaduais utilizadas no transporte de madeira. Essas ações envolvem ainda uma série de cursos de formação e treinamentos internos para qualificar esses profissionais por meio de programas internos da Suzano, com nossos(as) motoristas master drivers – profissionais altamente qualificados que hoje trabalham como mentores daqueles que estão entrando”, explica Gustavo Henning, gerente executivo de Logística Florestal da Suzano em Três Lagoas (MS).

Entre os motoristas master drivers está Suzamara Neubert, primeira mulher promovida a essa função na empresa. Com mais de 15 anos de experiência, Suzamara está na Suzano há quatro anos e cinco meses e recentemente integrou o time de operação própria de tritrens. “Comecei como motorista de trator e, após obter minha habilitação na categoria E, decidi me dedicar à carreira de motorista. Na Suzano, iniciei como condutora de hexatrem e, hoje, com muita alegria, fui chamada para apoiar as mulheres que acabaram de ingressar, mostrando que é possível construir uma carreira sólida na área florestal”, destaca. Atualmente, ela contribui diretamente para o treinamento das 26 condutoras do módulo próprio.

Fonte
Suzano
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo