Com o início da estação seca, a Suzano, líder mundial na produção de celulose e bioprodutos a partir do eucalipto, está reforçando suas iniciativas de prevenção e combate a incêndios florestais em Mato Grosso do Sul. A empresa opera uma brigada de combate a incêndios com mais de 700 profissionais altamente treinados e dispõe de uma das centrais de monitoramento de incêndios mais avançadas do país.
Douglas Guedes de Oliveira, gerente Executivo de Inteligência Patrimonial da Suzano em MS, enfatizou a importância das ações de prevenção: “O nosso trabalho de prevenção e combate a incêndios florestais está diretamente ligado ao compromisso da Suzano em contribuir para a conservação da biodiversidade. Combater foco de incêndios vai muito além de proteger o nosso negócio, é contribuir para a preservação de matas nativas, da nossa fauna e para a qualidade de vida das comunidades no nosso entorno. Por isso, todas as nossas ações visando, principalmente, a prevenção a focos de calor são intensificadas nessa época, mas se estendem por todo o ano com a busca e investimentos em qualificação profissional e em novas tecnologias visando soluções cada vez mais assertivas”.
Com a missão de proteger o meio ambiente, a empresa possui uma das maiores brigadas de combate a incêndios florestais da região e realiza o monitoramento quase completo de suas áreas florestais. Além disso, utiliza imagens de satélite em tempo real e conta com 30 torres de observação, que variam entre 54 e 72 metros de altura, equipadas com câmeras de 360º, capazes de detectar focos de fumaça e calor a até 15 quilômetros de distância. Essas torres também auxiliam na vigilância de propriedades vizinhas e áreas de conservação.
“Sabemos do risco dos incêndios e, dependendo das condições climáticas, da velocidade com que ele se alastra. Por isso, a companhia investe constantemente na modernização da sua central de monitoramento visando dar uma resposta mais rápida a esses focos de incêndio, evitando assim os danos por eles e, principalmente, protegendo a nossa biodiversidade, que é tão rica”, acrescentou Douglas.
A brigada conta com equipamentos de proteção individual, kits de emergência, caminhões de combate a incêndio com capacidade para 18 mil litros, caminhonetes 4×4 e caminhões pipas posicionados estrategicamente. Durante o período crítico da estiagem, a empresa mantém aeronaves de prontidão em suas unidades de Três Lagoas (MS) e Ribas do Rio Pardo (MS) para combater incêndios, se necessário.
A Suzano gerencia 599,9 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto, dos quais 143,1 mil hectares são dedicados exclusivamente à conservação da biodiversidade em Mato Grosso do Sul.
Além disso, a empresa mantém o Programa Guardiões da Floresta, um canal direto para comunicação com propriedades vizinhas. O programa está disponível o ano todo para orientações, alertas e denúncias sobre emergências florestais, com atendimento 24 horas pelo número gratuito 0800 203 0000.