A Suzano investe na qualificação e formação continuada de profissionais para atuarem em suas operações florestais, ao alinhar sua tecnologia de ponta ao know how das melhores instituições de ensino profissionalizante do país.
Assim, a base florestal da companhia oferece diversas oportunidades de carreira em diversas funções, possibilitando o contato diário com as mais recentes tecnologias disponíveis para o campo, equipamentos avançados e a possibilidade de crescimento profissional na área, em especial nas regiões de Três Lagoas (MS) e Ribas do Rio Pardo (MS) – a última onde acontece as obras do Projeto Cerrado.
Diferente do antigo trabalho rural, as atividades de plantio e colheita de eucalipto vão além do trabalho manual, que em outros tempos exigia pouca ou nenhuma qualificação. A inserção de novas tecnologias como os equipamentos Planter – que realiza o plantio das mudas de eucalipto –, Harvester e Forwarder – empregados na colheita da madeira – dispensam qualquer esforço físico e colaboram para a inclusão dos(as) colaboradores(as) na era da inteligência das máquinas e da sustentabilidade.
“As funções da área florestal podem ser consideradas profissões do futuro por moldarem profissionais versáteis, flexíveis e comprometidos com o desenvolvimento sustentável. A Suzano, que é uma empresa de recursos renováveis, acredita nisso e investe na qualificação, capacitação e desenvolvimento de pessoas para essa área”, afirmou Rodrigo Zagonel, gerente executivo de Operações Florestais da Suzano.
Na empresa, posições iniciais podem ser assumidas nos módulos de silvicultura (plantio), colheita e logística por pessoas maiores de 18 anos que saibam ler e escrever, como ajudantes gerais e motoristas – para este, caso tenham Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria solicitada. A partir disto, as oportunidades de crescimento na empresa são inúmeras para quem busca qualificação, como para as funções de operador(a) e mecânico(a) de máquinas florestais, por exemplo.
No caso de pessoas que já possuem formação e querem ingressar na área florestal, é grande o leque de certificações aceitas, tais como: curso técnico nas áreas Florestal, Agrícola, Ambiental, Mecânica, Logística e graduação em Engenharias Florestal, Ambiental, de Produção, Agrícola, de Manutenção ou em Agronomia. É considerado um diferencial ter conhecimento em negócios e gestão.
Para quem já é colaborador(a), a Suzano incentiva a qualificação por meio de subsídios ao estudo, especialização e aprendizado diário nas operações por meio de contato com o equipamento e as práticas mais modernas da atividade florestal.
Para quem ainda não é, mas deseja se tornar, a empresa também oferece diversos cursos de qualificação gratuitos, por meio de parceiros como o Senai, além de centenas de vagas de emprego para atender a futura fábrica em Ribas do Rio Pardo.
Todas as semanas, novas vagas são abertas para atender às operações da Suzano em Ribas do Rio Pardo. Podem se inscrever todas as pessoas interessadas, sem distinção de gênero, origem, etnia, deficiência ou orientação sexual, preferencialmente na Plataforma de Oportunidades da empresa (https://jobs.kenoby.com/Suzano).
Quem não tem acesso à internet pode deixar o currículo no escritório de Recursos Humanos da empresa, que fica na Avenida Aureliano Moura Brandão, número 1385, Sala 2, ao lado do Posto Ipiranga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.
Bom eu estou como ajudante na terceirizada que presta serviço pra Suzano eu gostaria de me qualificar na área florestais e aprender a operar maquinários pesados gostaria de saber como faço para obter mais experiência e ter uma mais oportunidades dentro da Suzano