Celulose no BrasilNotícias

Suzano premia fornecedores por desempenho em sustentabilidade

A premiação Suzano Valoriza contemplou parceiros que se destacaram nas práticas aplicadas aos temas de Clima e Segurança Hídrica do CDP e na auditoria ESG

A Suzano, maior fabricante de celulose de fibra de eucalipto do mundo, realizou, nesta semana, em São Paulo, o evento Suzano Valoriza, com o objetivo de celebrar o desempenho e a performance socioambiental de seus fornecedores. A premiação contemplou parceiros que se destacaram nas práticas aplicadas aos temas de Clima e Segurança Hídrica do CDP, organização internacional independente, e na auditoria ESG, alinhada à estratégia da companhia.

“O reflexo das parcerias que estabelecemos em todos os elos da cadeia é que fazem a Suzano ser uma empresa protagonista e líder no setor de papel e celulose. Com isso, impulsionamos o crescimento mútuo, numa evolução constante que tem nos direcionado a conquistar metas ambiciosas”, afirmou Carlos Anibal, diretor executivo de Florestal, Logística e Suprimentos da Suzano.

“O nosso negócio não existe sem a função fornecedor. A gente não existe sem a função do stakeholder de cada município [em que a companhia atua], mas o fornecedor é parte definida da nossa cadeia. Eu não posso transformar a minha árvore em celulose, papel e bens de consumo se não tiver esse fornecedor. Tê-lo engajado no projeto permite que a gente consiga ver o resultado da transformação na sociedade”, comentou Wellington Giacomin, diretor de Suprimentos e Logística da Suzano, em entrevista ao Tissue Online.

Na categoria Performance, a empresa avaliou empresas que possuem participação sólida e relevante na cadeia de suprimentos, que trabalham no fornecimento de insumos, prestação de serviços industriais, florestais, administrativos e logísticos, considerando critérios de meio ambiente, segurança, social, qualidade e nível de parceria. Nesta categoria, foram reconhecidos 15 fornecedores.

Foto: Fernando Cavalcante

A Suzano premiou, também, três fornecedores por excelência na gestão ESG e cinco parceiros que tiveram as melhores práticas nos quesitos de Clima e Segurança Hídrica, e que foram anteriormente convidados a reportar seus empenhos na plataforma CDP Supply Chain.

“Esse ano, premiamos nossos fornecedores que foram os melhores ratings dentro do nosso programa de clima e redução de carbono, os que foram melhores no nosso programa de cuidar da água, que é a redução de recursos hídricos, e nossos fornecedores que tiveram melhor performance aliada à sustentabilidade dentro das nossas operações. E trouxemos também as categorias florestais que são, efetivamente, todas as nossas operações de cunho florestal e industrial dentro das nossas fábricas”, disse Sarita Severian, gerente de Mudanças Climáticas.

Em 2022, a companhia convidou 100 parceiros para relatarem suas práticas socioambientais – diante do tema Clima, 91% declararam seus dados para o CDP, e na categoria de Segurança Hídrica, 76% descreverem suas iniciativas. Os resultados obtidos pelos parceiros da Suzano excedem a média global de engajamento de fornecedores entre os participantes globais do CDP, e os integrantes convidados são engajados a estabelecerem metas e iniciativas para melhorarem seu desempenho com apoio da Suzano.

“Para nós, essa premiação é super relevante, pois fazemos um trabalho enorme no dia a dia de engajar os nossos fornecedores nas nossas causas de sustentabilidade e convidamos a embarcar conosco em nossas metas de longo prazo. Nada mais do que devido premiarmos os parceiros que abraçam essas causas com a gente”, observou Viviane Lichtensteinm, executiva de Suprimentos da Suzano. “Esse evento representa como os parceiros que estão tendo esse olhar, que estão preocupados e querem desenvolver soluções sustentáveis serão valorizados também com cuidado e de forma especial dentro da Suzano”, concluiu.

Para o Suzano Valoriza de 2024, novas categorias passarão a integrar o prêmio: Inovação e Empresa Responsável.

Fonte
Suzano
Mostrar mais

Um Comentário

  1. No mato grosso do sul, em Ribas do rio pardo, é maior hipocrisia do mundo, vive o que não prega, alguns técnicos só tem formação no diploma e os alunos do Senai não tem voz pra nada. O poste mixando no cachorro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo