Suzano realiza Parada Geral em fábricas de Três Lagoas (MS)
A ação acontecerá nas duas linhas de produção da companhia de 7 de julho a 5 de agosto e contará com a participação de cerca de 1,8 mil profissionais temporários
A Suzano programou sua Parada Geral 2023 para acontecer entre 7 de julho e 5 de agosto, interrompendo suas atividades para realizar a manutenção das duas fábricas de celulose em operação na Unidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.
Por envolver duas linhas de produção, que juntas somam uma capacidade produtiva de 3,25 milhões de toneladas de celulose ao ano, a Parada Geral será realizada em duas etapas. A primeira delas, na fábrica 1, acontecerá de 7 a 22 julho, já na fábrica 2, o período de manutenção será de 23 de julho, até 5 de agosto.
“A Parada Geral programada é essencial para a revisão e manutenção de toda a nossa operação. Por isso, ela segue um planejamento estratégico, iniciado assim que a manutenção anterior se encerra, visando garantir a excelência pela qual somos reconhecidos e, principalmente, a segurança de nossos colaboradores e de todas as pessoas. Além disso, na Suzano temos um direcionador que diz que só é bom para nós se for bom para o mundo, e as paradas gerais vêm ao encontro dele, uma vez que são essenciais para a segurança e qualidade em nossas operações e ainda colaboram diretamente para o fomento da economia local”, destaca Eduardo Ferraz, gerente executivo Industrial da Unidade Três Lagoas.
A Parada Geral tem o objetivo de manter a produtividade, excelência operacional, bom desempenho ambiental e a segurança dos colaboradores que atuam na indústria. Realizar a manutenção em uma linha de produção enquanto a outra linha segue em plena atividade é considerado um diferencial da companhia.
A partir deste ano, o ciclo entre uma Parada Geral e outra passou de 15 para 18 meses. A alteração é fruto dos bons resultados obtidos nas manutenções anteriores e proporcionará a ampliação do período da “campanha”, destinado para a organização da próxima manutenção geral.
Além da vistoria de rotina de todos os processos das duas fábricas, uma das principais atividades durante a Parada Geral da Suzano será a inspeção das duas Caldeiras de Recuperação da unidade, seguindo regulamentação do setor. Para isso, a operação conta com a participação de cerca de 1,8 mil profissionais temporários e de 107 empresas de diferentes segmentos nos momentos de pico.
“A Parada Geral é extremamente minuciosa, em que todos os processos são revisados e equipamentos, inspecionados. Isso demanda centenas de profissionais, especialistas trazidos de outros estados e até de outros países, o que também colabora diretamente com o aquecimento da economia. E, em Três Lagoas, como são duas fábricas, essa movimentação dura ainda por mais tempo, beneficiando principalmente, setores como hoteleiro, bares e restaurantes, lavanderias, entre outros por pouco mais de um mês”, completa Ferraz.
Alessandro do espírito santo