Celulose no BrasilNotícias

Suzano realiza primeira Parada Geral na unidade de Ribas do Rio Pardo (MS)

Procedimento envolve 2.500 profissionais e visa garantir a segurança operacional e a eficiência da maior fábrica de celulose em linha única do mundo

A Suzano, maior produtora mundial de celulose, realizará de 3 a 13 de fevereiro a primeira Parada Geral (PG) da unidade de Ribas do Rio Pardo (MS). O procedimento, previsto na Norma Regulamentadora nº 13 (NR13), é um requisito legal para o encerramento do primeiro semestre de operação de novas fábricas e tem como objetivo garantir a segurança das atividades e a preservação ambiental.

Com capacidade para produzir 2,55 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano, a unidade foi inaugurada em 21 de julho de 2024 e se destaca como a maior fábrica de celulose em linha única do mundo. A PG envolverá cerca de 2.500 profissionais de 73 empresas especializadas, que atuarão em inspeções, manutenções preventivas e corretivas, substituição de equipamentos e outras ações essenciais para manter a eficiência operacional.

O diretor de Operações Industriais da Suzano em Ribas do Rio Pardo, Leonardo Mendonça Pimenta, destaca a importância da PG para a continuidade das operações. “Este é um momento estratégico que nos permite fazer inspeções, realizar as manutenções necessárias e preparar a fábrica para a próxima campanha de operação, que pode durar de 12 a 18 meses. Isso fortalece ainda mais nosso compromisso com a excelência operacional e com o desenvolvimento sustentável, que são pilares fundamentais da Suzano”, afirma.

A Parada Geral também deve impactar positivamente a economia local, movimentando setores como hotelaria, restaurantes, lavanderias e farmácias. “Na Suzano, temos um direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, e as paradas gerais refletem esse princípio, pois são essenciais para garantir a excelência e a sustentabilidade de nossas operações, além de impulsionarem a economia local”, completa Pimenta.

Após esta primeira PG, a unidade adotará um cronograma padrão com paradas programadas em intervalos de 12 a 18 meses, conforme a legislação vigente. Em janeiro, a Suzano já realizou paradas gerais em suas duas fábricas em Três Lagoas (MS).

RESULTADOS EXPRESSIVOS EM MENOS DE SETE MESES

Desde o início das operações, a unidade de Ribas do Rio Pardo (MS) alcançou resultados expressivos. Em menos de sete meses, concluiu a curva de aprendizagem em tempo recorde, com cinco meses e oito dias, e atingiu a marca de 1 milhão de toneladas de celulose produzidas em menos de seis meses — o menor tempo já registrado na história do setor.

Entre 30 de novembro e 29 de dezembro de 2024, a unidade produziu de forma consistente acima de sua capacidade nominal de 7.203 toneladas diárias, consolidando-se como um marco na eficiência operacional, logística e florestal. O feito reflete o comprometimento dos colaboradores e a excelência no processo de partida e estabilização da fábrica.

Fonte
Rádio Caçula
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo