Celulose no mundoNotícias

Terminal da UPM no Uruguai recebe visita do governo alemão antes do início das operações ferroviárias

Ministro alemão e líderes da DB International Operations alinham estratégias no país

Durante a visita oficial do Dr. Tobias Lindner, vice-ministro do Ministério Federal das Relações Exteriores da Alemanha, importantes executivos da DB International Operations fizeram um tour pelo terminal de celulose da UPM no porto de Montevidéu, no Uruguai, em preparação para o próximo início da operação ferroviária.

O consórcio internacional DBCC Transport, composto pela empresa espanhola de desenvolvimento de infraestrutura e serviços Cointer Concesiones (Grupo Azvi), pelo especialista em logística uruguaio Christophersen Group e pela principal operadora ferroviária do mundo, DB International Operations, irá operar e manter os trens para as operações da UPM. Com 273 km de extensão do centro do país até o terminal portuário de Montevidéu, a Ferrovia Central será um motor permanente da economia e do mercado de trabalho do país.

Por sua vez, a Cointer Concesiones e o Grupo Christophersen constituem a Portren AS, grupo de investimento que fornece o material circulante e o Centro de Operação e Manutenção que a DBCC Transport utilizará para o desenvolvimento das suas atividades.

O lançamento da operação ferroviária está previsto para abril de 2024.

O CEO de Operações Internacionais da DB, Niko Warbanoff, destacou a importância do projeto para o Uruguai: “este ambicioso projeto é pioneiro em mudança modal e liderança ambiental. Ao inaugurar uma era de transportes eficientes, esta linha ferroviária não só promete impulsionar a economia e o mercado de trabalho do Uruguai, mas também um caminho para um futuro mais verde e sustentável. Transportando mais de 2 milhões de toneladas anualmente por via férrea, o projeto reduzirá o congestionamento nas rotas do Uruguai e contribuirá para as metas climáticas globais do país. “Estamos orgulhosos de fazer parte deste importante projeto.”

“Durante a visita pudemos apreciar o grande entusiasmo da equipe uruguaia com o iminente lançamento da operação ferroviária. Estamos confortáveis ​​em trabalhar com empresas internacionais de alto nível que fortalecerão a logística multimodal do país, fornecendo experiência e tecnologia comprovada da indústria ferroviária”, disse Gonzalo Giambruno, diretor de Logística Industrial da UPM Uruguai.

Tendo em vista o início das operações ferroviárias, a DBCC criou a organização e tem ministrado formação a maquinistas e técnicos no âmbito da sua estratégia de desenvolvimento de capacidades locais. As primeiras locomotivas e vagões já chegaram e estão sendo realizados testes e comissionamento.

Fonte
UPM
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo