Transporte de celulose solúvel é reforçado com investimento de R$ 400 milhões no Triângulo Mineiro
Novos 66 vagões adquiridos pela VLI irão transportar a produção da LD Celulose até o complexo portuário de Espírito Santo
Com intenção de expandir e melhorar o transporte da celulose solúvel produzida pela LD Celulose, a parceira logística VLI investiu R$ 400 milhões na aquisição de uma frota de vagões de carga. A empresa, que atua com soluções de logística multimodal, possui 215 novos vagões e nove locomotivas, como parte da infraestrutura de seu terminal integrador, localizado na cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro. Deste total, 66 são para o transporte da celulose solúvel.
O investimento demonstra a expectativa no desenvolvimento e expansão da produção da LD, compreendendo o contrato estabelecido com a VLI em 2021, com validade até 2051. O destino da carga é o complexo portuário de Espírito Santo.
“Com este investimento, teremos um estímulo à indústria ferroviária nacional, assim como ao transporte sustentável pelo modal ferroviário e ao aumento da movimentação portuária no estado do Espírito Santo”, afirma o presidente da VLI, Ernesto Pousada.
O executivo conta ainda que as operações de transporte da celulose solúvel tiveram início neste ano.
O Terminal Integrador de Araguari, onde ocorreu a entrega dos vagões, movimenta cerca de 50 milhões de toneladas de produtos por ano, e, segundo Pousada, é o primeiro da empresa a ter um modelo elaborado para a saída de trens.
“O terminal foi construído há 10 anos para garantir a redução de manobras. Já a estrutura permite que o tempo médio para a formação de composições com 80 vagões passe de 64 horas para 5 horas. Com o escoamento de celulose solúvel será mais uma alternativa para ampliar o desenvolvimento econômico por meio de soluções sustentáveis”, conclui Ernesto.