UPM anuncia intenção de exportar celulose a novos mercados
A fábrica em Paso de Los Toros aumentará a capacidade de celulose da empresa em mais de 50%, o que impulsiona sua busca por expandir seu alcance também na América do Norte
Durante a última década, a UPM Pulp obteve sucesso e se estabeleceu como um confiável fornecedor de celulose na região da Ásia-Pacífico e na Europa. Agora, a empresa usa sua experiência – e o aumento da capacidade disponível com a nova fábrica de Paso de los Toros, no Uruguai – para desenvolver, em 2023, o seu terceiro mercado estratégico: a América do Norte.
“Nossos clientes nos perguntam quando podem começar a receber celulose de Paso de los Toros já há algum tempo. A fábrica iniciou suas operações em abril e precisaremos de algum tempo para formar nosso estoque, o qual será embarcado. Os clientes devem esperar nosso produto fisicamente no mercado no terceiro trimestre de 2023”, disse Tomas Wiklund, vice-presidente sênior de vendas da UPM Pulp.
CHINA: O MAIOR MERCADO
A China continua sendo o maior mercado de celulose do mundo, entretanto, a UPM alega que existem algumas preocupações crescentes sobre a direção que a China está tomando e se ela continuará a ser o motor de crescimento das indústrias mundiais.
A empresa, no entanto, continua acreditando fortemente que este é um bom mercado e que haverá crescimento por lá, mas provavelmente não na mesma proporção que nas últimas décadas.
“Está se tornando cada vez mais importante escolher com quem você trabalha na China. Mesmo que o crescimento não seja o mesmo percentual de crescimento anual massivo de antes, os volumes reais de demanda e produção continuarão a aumentar. Além disso, a China está se movendo em uma direção de ‘quantidade para qualidade’, que também tem um impacto direto na linha de negócios em que atuamos. Queremos trabalhar com produtores chineses grandes, bem estabelecidos e financeiramente sólidos. Continua a haver mais crescimento na China em comparação com outros mercados, de modo que o mercado pode absorver mais facilmente novas quantidades maiores de celulose”, observa Wiklund.
UM NOVO MERCADO ESTRATÉGICO: A AMÉRICA DO NORTE
A inauguração da fábrica da empresa em Paso de Los Toros, no Uruguai, trará uma adição significativa e aumentará a capacidade de celulose da empresa em mais de 50%. Com isso, a UPM está determinada a expandir seu alcance e buscar o sucesso também na América do Norte.
Anteriormente, a UPM não fornecia para esse mercado e se dedicava a construir uma base de clientes na Europa e na Ásia, com um claro foco de crescimento na China. Entretanto, com a capacidade adicional de 2,1 milhões de toneladas da nova fábrica de celulose, a empresa agora acredita que é o momento certo para começar a vender sua celulose na América do Norte, apesar dos riscos elevados que entrar em novos mercados tradicionalmente traz para qualquer negócio.
“A preocupação potencial dos investidores pode ser devido ao fato de que a América do Norte é um mercado muito maduro e a demanda por celulose, por fibra, não está necessariamente crescendo”, comentou Wiklund.
“Mas a América do Norte é o terceiro maior mercado de celulose do mundo, o produto que estamos trazendo para o mercado, o eucalipto, tem características de qualidade diferentes da celulose de fibra curta produzida localmente, e o mercado norte-americano dá crédito à fibra de eucalipto e suas propriedades técnicas como uma fibra superior em certas áreas de uso final. Portanto, acreditamos que há boas perspectivas para desenvolvermos um mercado viável lá”, completou o executivo.
UMA ORGANIZAÇÃO DE VENDAS GLOBAL IMPULSIONADA
De acordo com a UPM, a maior parte dos 2,1 milhões de novas toneladas de celulose que chegam ao mercado serão entregues a clientes existentes na Ásia e na Europa, mas também a novos clientes na América do Norte. “Em alguns casos, empresas da Europa e da Ásia vêm pedindo mais celulose. Particularmente na China, eles vêm construindo novas máquinas de papel a cada ano que precisam alimentar com celulose. Agora, com nossa nova capacidade, podemos aumentar nossa oferta para atender à demanda”, descreve Wiklund.
“Durante a construção da fábrica [em Paso de los Toros], fortalecemos nossa organização global de vendas e agora temos nossa própria equipe de vendas para a América do Norte. Temos desenvolvido gradualmente a organização e as nossas competências, aprofundando a digitalização na logística e no serviço técnico ao cliente, por exemplo. Há definitivamente um mercado global para nós. Estamos comprometidos com o mercado e com nossos clientes e confiantes no futuro. Embora seja uma curva de aprendizado em 2023, este é um projeto potencialmente de 50 anos, então o tempo está do nosso lado”, acrescentou o executivo.
APLICAÇÃO FINAL
Em termos de aplicações finais, a UPM alega estar confiante de que a qualidade da celulose da nova fábrica será líder no setor e ideal para o que o mercado exige para poder convertê-la nos produtos finais desejados, como papéis tissue, papéis de impressão ou materiais de embalagem à base de fibras renováveis.
“Os papéis tissue são a área de uso final onde vemos uma demanda crescente globalmente e o consumo está crescendo mesmo nas economias maduras. Na região asiática, esse aumento no consumo de papéis tissue ou higiênicos está principalmente ligado à acessibilidade e à crescente classe média”, afirmou Wiklund.
O crescente aumento no poder de compra das classes médias, especialmente nas economias em desenvolvimento, o aumento da urbanização e as preocupações com o impacto negativo da mudança climática estão impulsionando a demanda global por materiais renováveis à base de madeira, como a celulose. De acordo com a empresa, estima-se que a demanda por celulose de mercado aumente cerca de 3% ao ano.