UPM apresenta planos de expansão no Uruguai para os próximos anos em evento
Durante o Capital Markets Day, em Londres, a companhia comentou sobre seu recente investimento de US$ 3,47 bilhões na plataforma de celulose no país

Na última semana, a UPM realizou o Capital Markets Day 2024 em Londres, na Inglaterra, com o tema “Da Transformação ao Crescimento”. O evento contou com a participação de Massimo Reynaudo, presidente e CEO da empresa, e outros membros da equipe executiva, que detalharam a estratégia para a próxima fase de crescimento, focada em acelerar o desenvolvimento de fibras renováveis, materiais avançados e soluções de descarbonização.
Nos últimos 15 anos, a empresa se consolidou como uma líder global em materiais avançados. Com um desempenho sustentável, alcançou um retorno anual de 14% para seus acionistas, resultado de uma alocação eficiente de capital.
Atualmente, a companhia se prepara para impulsionar seu crescimento para os próximos cinco anos. O portfólio está posicionado para uma expansão em áreas como fibras renováveis, materiais avançados (incluindo adesivos e papéis especiais) e soluções de descarbonização (como bioquímicos, biocombustíveis e energia sem CO2). O setor de papéis gráficos continuará gerando um fluxo de caixa sólido.
No segmento de fibras renováveis, a empresa planeja otimizar a produção e explorar o potencial de sua unidade no Uruguai. Em materiais avançados, a expansão está prevista para mercados de rápido crescimento e áreas adjacentes. As soluções de descarbonização visam oferecer alternativas sustentáveis para reduzir as emissões de carbono, com planos para lançar uma unidade de bioquímicos ainda este ano e expandir a produção de biocombustíveis, além de explorar oportunidades no mercado de energia.
“Com um portfólio forte e equilibrado, estamos bem posicionados para o futuro. Nosso recente investimento de US$ 3,47 bilhões na plataforma de celulose no Uruguai deve proporcionar uma contribuição saudável para os lucros. Nos próximos anos, buscamos um crescimento adicional em materiais avançados e soluções de descarbonização e nos esforçamos para capturar oportunidades em geografias de maior crescimento”, afirmou Reynaudo.
O presidente acrescentou que a empresa manterá a disciplina na alocação de capital, priorizando oportunidades com retornos atraentes e perspectivas robustas de demanda. O compromisso com dividendos previsíveis e atraentes será mantido, podendo ser complementado com recompra de ações.
“Estamos comprometidos em criar valor para nossos clientes, utilizando matérias-primas sustentáveis e renováveis, reduzindo nossa própria pegada ambiental e aumentando nosso impacto social positivo. Nossa posição de liderança em sustentabilidade é baseada em padrões de classe mundial, compromisso com iniciativas globais respeitadas e verificação por terceiros. Acreditamos em ações baseadas em ciência e em elevar ainda mais os padrões de sustentabilidade”, concluiu o CEO.
A reprise do webcast do Capital Markets Day está disponível em www.upm.com/investors.