A UPM foi reconhecida com uma pontuação “A” tripla por seu desempenho e relatórios transparentes sobre mudanças climáticas, florestas e segurança hídrica, pela organização ambiental global sem fins lucrativos Carbon Disclosure Project (CDP). De quase 15 mil empresas avaliadas, a UPM é uma das 12 empresas que alcançaram este resultado.
“Como uma empresa global do setor florestal, todos os três ângulos do CDP são muito importantes para nós”, disse Sami Lundgren, vice-presidente de responsabilidade da UPM.
A ação climática da UPM combina silvicultura sustentável, metas ambiciosas de redução de emissões, bem como soluções inovadoras e renováveis que podem substituir materiais e produtos de origem fóssil. “O uso sustentável das florestas é a base do nosso negócio e nosso programa global de Ação Florestal tem uma visão holística e global sobre o impacto da silvicultura, combinando metas e medidas de longo prazo, bem como ações tangíveis sobre clima, biodiversidade, solo, água e contribuição social. Reduzir nossa dependência de combustíveis e materiais fósseis é crucial. Conseguimos reduzir nossas emissões de CO2 fóssil em 8% no ano passado e estamos alinhados com a meta de redução de emissões de -65% para 2030”, explicou Lundgren.
Como uma indústria de uso intensivo de água, o foco da UPM é reduzir constantemente o uso de água e carga de efluentes e aumentar o uso de nutrientes reciclados em suas estações de tratamento de efluentes. Os riscos hídricos também são avaliados regularmente tanto a curto quanto a longo prazo, e as avaliações confirmam que os locais de produção da empresa estão localizados em áreas com baixo ou médio risco de bacia.
“A COP 27 mostrou que a necessidade de mudanças transformacionais é mais crítica do que nunca se quisermos limitar o aquecimento a 1,5°C”, afirmou Maxfield Weiss, diretor Executivo do CDP Europa. “Devemos reduzir as emissões pela metade e eliminar o desmatamento até 2030, além de alcançar a segurança hídrica na mesma escala de tempo. Não há caminho para 1,5°C sem natureza”, continuou.
“As empresas do CDP na lista “A” estão mostrando que estão à frente do jogo – tomando medidas claras para reduzir as emissões e abordar os impactos ambientais em todas as suas cadeias de valor. Este é o tipo de transparência e ação ambiental de que precisamos em toda a economia para evitar o colapso ecológico”, declarou o executivo.
Quase 20 mil empresas divulgaram seus dados ambientais este ano. O processo anual de divulgação ambiental e pontuação do CDP é amplamente reconhecido como o padrão ouro da transparência ambiental corporativa. Em 2022, mais de 680 investidores com mais de US$ 130 trilhões em ativos e 280 grandes compradores com US$ 6,4 trilhões em compras solicitaram que as empresas divulgassem dados sobre impactos, riscos e oportunidades ambientais por meio da plataforma do CDP. Um recorde de 18.700 empresas responderam.