A UPM está organizando passeios pela floresta para alunos da sexta série em suas cinco fábricas em Jämsä, Kouvola, Pietarsaari, Rauma e Lappeenranta, na Finlândia, durante os meses de agosto e setembro. Pelo sexto ano consecutivo, as excursões são organizadas em cooperação com a Associação Florestal Finlandesa e as associações de jovens 4H.
O objetivo da iniciativa é oferecer aos alunos uma experiência de caminhada e explicar o uso sustentável de florestas comerciais de uma forma interessante. As excursões incluem trilhas de atividades lideradas por especialistas para que os visitantes aprendam sobre o crescimento da madeira e o ciclo do carbono, a floresta como área de recreação, regeneração e plantio florestal e o uso de florestas como fonte de vários produtos à base de madeira.
São esperadas 48 turmas e cerca de 1.023 alunos e professores.
“Queremos dar aos alunos a oportunidade de fazer um passeio e interessá-los pelas florestas e seu papel na sociedade. As excursões aumentarão a compreensão dos alunos sobre o uso diversificado das florestas, desde os direitos de todos até o manejo florestal e a fabricação de produtos à base de madeira”, diz Tuomas Kara, Gerente Ambiental da UPM Forest.
As atividades das viagens florestais são projetadas para apoiar o conteúdo de educação ambiental do currículo da escola primária: uso sustentável de recursos naturais, manejo florestal, biodiversidade, mudanças climáticas e mitigação.
“Conhecer as florestas comerciais sob a orientação de especialistas logo no início da escola dá aos alunos uma sólida introdução às florestas, que eles podem facilmente continuar a explorar em uma que seja próxima ou parque nacional, por exemplo. Os professores apreciam muito a conveniência de ter os horários das excursões, transporte e materiais avançados prontos”, diz Sirpa Kärkkäinen, Especialista Sênior, Pedagógica Florestal da Associação Florestal Finlandesa.