UPM inicia comissionamento da fábrica de celulose em Paso de los Toros
O startup e pré-operação de alguns equipamentos são etapas essenciais do comissionamento, necessárias antes do início da produção de celulose
A UPM recebeu, recentemente, a aprovação das autoridades ambientais para o plano de comissionamento de sua fábrica em Paso de los Toros, no Uruguai, o que a permitiu iniciar a fase de testes para equipamentos de produção de celulose na nova planta.
As tarefas de comissionamento, incluindo testes mecânicos, hidráulicos e de eficiência, e a respectiva regulação de diversos equipamentos de produção, ocorrerão ao longo de 2022, até o startup da planta. O startup e pré-operação de alguns equipamentos são etapas essenciais do comissionamento, necessárias antes do início da produção de celulose na fábrica, no primeiro trimestre de 2023.
“A execução dos testes e experimentações nas diferentes áreas da fábrica nos aproxima do startup e nos permite focar cada vez mais na produção. Esta fase, onde tudo o que foi construído até agora é testado, é uma etapa fundamental para continuar o planejamento geral da operação”, disse Gervasio González, gerente ambiental sênior da UPM.
Nesta fase, várias áreas da planta de celulose são submetidas a uma verificação completa de seus componentes e requisitos operacionais, e ocorre a preparação para a operação completa. As áreas envolvidas são o pátio de madeira, picagem, linha de fibra, secagem de celulose, evaporação, caldeira de recuperação e caldeira de biomassa, caldeiras auxiliares, planta de licor branco, turbinas de geração e distribuição de vapor, tratamento de água, estação de água desmineralizada, tratamento de efluentes, estação de secagem de lodo, planta de dióxido de cloro, planta de oxigênio, sistemas auxiliares e local de disposição final de resíduos sólidos industriais.
Outras tarefas incluem a recepção de produtos químicos e madeira em preparação para a fase de produção.
Todos os testes a serem realizados neste processo foram aprovados pelos órgãos competentes no Plano de Gestão Ambiental e estarão sob rigoroso monitoramento, incluindo medição e registro da qualidade do ar e da água.