UPM-Kymmene anuncia Massimo Reynaudo como seu próximo presidente e CEO
O executivo liderará a companhia a partir de janeiro de 2024, registrando um marco na busca da empresa por inovação e sustentabilidade
Em uma mudança crucial na liderança da UPM-Kymmene Corporation, foi anunciado que Massimo Reynaudo assumirá o cargo de presidente e CEO a partir de 1º de janeiro de 2024, sucedendo Jussi Pesonen, atual presidente e CEO da companhia. Pesonen continuará no cargo até 31 de dezembro de 2023, após o qual assumirá um papel de consultor na empresa até sua aposentadoria planejada em 30 de abril de 2024.
Reynaudo, um profissional experiente que ingressou na UPM em 2017, ocupou cargos importantes na organização. Originário da Itália e nascido em 1969, atualmente atua como vice-presidente executivo da UPM Communication Papers, tendo atuado anteriormente como vice-presidente sênior da UPM Raflatac de 2017 a 2021. Sua distinta carreira inclui um extenso período na Kimberly-Clark Corporation, onde ocupou vários cargos seniores de 1995 a 2017. Reynaudo tem mestrado em engenharia pelo Politecnico di Torino e concluiu estudos adicionais em administração e gestão de negócios, destacando sua valiosa contribuição e perspectiva internacional em sua nova função como presidente e CEO.
“Massimo tem uma excelente experiência internacional e um histórico muito sólido na UPM como um líder de mudanças envolvente. Tanto na UPM Raflatac quanto na UPM Communication Papers, ele conduziu mudanças positivas nos negócios, renovou a estratégia comercial e formou equipes de alto desempenho para melhorar o desempenho de cada negócio. Ele tem uma visão clara de como dar continuidade à criação de valor por meio da estratégia Biofore da UPM. Desejo a Massimo o melhor sucesso em sua nova e exigente função”, declarou Henrik Ehrnrooth, presidente do Conselho da UPM.
“Estou profundamente honrado com a nomeação. A UPM tem um bom modelo operacional e funcionários muito comprometidos. Juntos, continuaremos a implementar nossa estratégia e a criar um futuro além dos fósseis”, afirmou Reynaudo.
Jussi Pesonen se aposentará da UPM após 37 anos de serviço. “Em nome do Conselho de Administração, gostaria de agradecer sinceramente a Jussi por sua contribuição para o sucesso da empresa”, disse Ehrnrooth.
“Jussi teve um longo e bem-sucedido mandato como presidente e CEO, por quase 20 anos. Ele assumiu o controle de uma empresa de papel para impressão tradicional, com foco na Finlândia, e a transformou em uma empresa inovadora de materiais renováveis com crescimento internacional. Agora que Massimo assume a liderança da empresa, ela tem um modelo operacional competitivo e ágil, princípios eficazes de alocação de capital, uma forte cultura de liderança e uma posição de liderança comprovada em sustentabilidade. Tenho certeza de que tudo isso contribuirá para o sucesso contínuo da empresa”, complementou Ehrnrooth.
“As conquistas de Jussi foram notáveis. Durante seus vinte anos de serviço como presidente e CEO, o retorno total anual médio para os acionistas foi de 9%. Nos últimos 10 anos, foi de 16%. Esse é um retorno fantástico para os acionistas da UPM”, afirmou.
Jussi Pesonen deixa a empresa expressando sua sincera gratidão e votos calorosos para o futuro. “Não tenho palavras para expressar minha profunda gratidão a todos os funcionários da UPM. Juntos, percorremos um longo caminho e reinventamos a UPM para o benefício de todas os nossos stakeholders. Estou extremamente orgulhoso de tudo o que alcançamos durante os últimos vinte anos”, disse Pesonen.
“Estou muito confiante de que a UPM tem um grande futuro pela frente sob a excelente liderança do Conselho e de Massimo Reynaudo. Também quero agradecer sinceramente ao ex-presidente Björn Wahlroos e a todos os membros da minha equipe executiva. O sucesso não teria sido possível sem o apoio constante de meus entes mais próximos, minha família, a quem sou imensamente grato”, acrescentou.
“Com relação ao futuro, continuarei a influenciar ativamente os negócios, seguindo o meu lema de vinte anos: ‘Da promessa ao desempenho e aos lucros’”, concluiu Pesonen.
Com Massimo Reynaudo assumindo o cargo de presidente e CEO, a UPM iniciará o processo de seleção do vice-presidente Executivo para a UPM Communication Papers.