UPM Paso de los Toros está pronta para o start-up
A companhia aguarda a autorização final de operação, que deve ser recebida em algumas semanas
A nova fábrica de celulose UPM Paso de los Toros atingiu a prontidão técnica para iniciar as operações. A UPM também recebeu a confirmação das autoridades ambientais de todos os procedimentos, sistemas e tecnologias necessários para o cumprimento da licença ambiental da unidade. Essa aprovação precede a autorização final, que deve ser recebida em algumas semanas, e será quando as operações poderão começar. Espera-se que as primeiras entregas aos clientes comecem no primeiro mês após o start-up.
“A finalização da UPM Paso de los Toros completa nosso investimento de crescimento transformador no Uruguai. Ao longo dos anos, a UPM criou uma plataforma industrial altamente competitiva com abastecimento sustentável e seguro de madeira e logística eficiente no país. Isso oferece um fornecimento de celulose competitivo e seguro para clientes novos e existentes e ajuda a atender à crescente necessidade de materiais renováveis”, afirmou Jussi Pesonen, CEO e presidente da companhia.
“Com um aumento de mais de 50% na capacidade atual de celulose da UPM, esse investimento cria uma mudança radical na escala de nosso negócio de celulose e nos ganhos futuros da UPM. Também tem um impacto significativo na economia do Uruguai e cria oportunidades significativas para as pessoas e comunidades”, completou o executivo.
Além da fábrica de celulose, o investimento total de US$ 3,47 bilhões inclui um terminal portuário de alto mar em Montevidéu, um novo viveiro de eucaliptos e investimentos locais em infraestrutura e instalações. Todas elas já estão concluídas e em operação.
“A fábrica de celulose de Paso de los Toros, com capacidade de produção anual de 2,1 milhões de toneladas de celulose de eucalipto, nos coloca entre os principais fornecedores de celulose do mundo. Agora temos uma base de ativos equilibrada e oferta de madeira em dois hemisférios. Com duas fábricas de celulose no Uruguai e três fábricas de celulose na Finlândia, temos uma forte oferta de celulose de fibra curta e longa para nossos clientes”, disse Bernd Eikens, vice-presidente executivo da UPM Fibres.
Com o nível de custo caixa esperado de aproximadamente US$ 280 por tonelada de celulose entregue, a UPM Paso de los Toros será uma das fábricas mais competitivas do mundo e possibilita retornos atrativos para os investimentos em diversos cenários de mercado.
A autoridade ambiental uruguaia acompanhou a construção da fábrica no local ao longo do projeto. O processo de autorização de operação incluiu várias inspeções durante a fase de comissionamento pelas autoridades, bem como auditorias de terceiros por especialistas do setor. A UPM apresentou todos os requisitos de licença e um extenso programa de monitoramento ambiental que abrange água e biota, ar, solo, ruído e aspectos socioeconômicos. Além disso, a UPM possui todas as licenças exigidas nos regulamentos municipal, de energia, transporte, corpo de bombeiros e industrial.
“A fábrica de celulose UPM Paso de los Toros representa a mais recente e melhor tecnologia disponível, e passou por processos de licenciamento abrangentes e completos para garantir operações seguras e sustentáveis. Tenho muito orgulho da equipe da UPM que conduziu todo esse projeto estratégico de crescimento com determinação e integridade”, concluiu o CEO e presidente da UPM.
Por meio do investimento em crescimento, a UPM e seus subcontratados criarão quatro mil novos empregos na cadeia de valor, bem como aproximadamente seis mil empregos induzidos e um aumento de 2% no PIB para a economia do Uruguai.