UPM registra crescimento de 32% no Ebitda no terceiro trimestre de 2024
Apesar de desafios de mercado, operação plena em fábrica de celulose no Uruguai impulsiona resultados
A UPM, fabricante de celulose finlandesa, reportou um aumento de 32% no lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) comparável, totalizando 291 milhões de euros no terceiro trimestre de 2024, mesmo enfrentando desafios de mercado. As vendas foram de 2,521 bilhões de euros, representando uma queda de 2% em relação ao mesmo período de 2023. A desaceleração na demanda por seus produtos impactou o desempenho, mas a fábrica de celulose em Paso de los Toros, no Uruguai, operou em plena capacidade, contribuindo de forma relevante.
“Nossos resultados do terceiro trimestre melhoraram tanto em relação ao ano anterior quanto em relação ao trimestre anterior, com uma contribuição significativa da fábrica de celulose UPM Paso de los Toros, que está totalmente em operação. A melhora nos lucros, embora boa, foi menor do que o esperado, pois a demanda de mercado por nossos produtos desacelerou após o início encorajador do ano. Tomamos medidas em vários de nossos negócios para proteger a rentabilidade e continuamos a adotar ações decisivas para garantir a competitividade de nossos negócios e apoiar nossas ambições de crescimento”, destacou o presidente e CEO Massimo Reynaudo. Ele também mencionou as iniciativas para garantir a competitividade, incluindo a aquisição da Grafityp na Bélgica e o fechamento de fábricas na Alemanha.
A empresa espera que o Ebitda comparável no quarto trimestre se mantenha ou supere os 323 milhões de euros registrados no mesmo período do ano anterior. O foco segue em materiais renováveis e soluções de descarbonização, conforme apresentado no evento Capital Markets Day em setembro.






