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UPM registra vendas de € 2.787 milhões no primeiro trimestre

Segundo a companhia, este é seu segundo melhor resultado de primeiro trimestre em mais de 20 anos, apesar de ter sido prejudicada por uma falta de volumes a curto prazo

A UPM informou o aumento de 11% em suas vendas, registrando € 2.787 milhões no primeiro trimestre do ano. O EBIT comparável cresceu 29% para € 356 milhões, equivalente a 12,8% das vendas. De acordo com a empresa, os volumes de entrega foram afetados pela desarmazenagem em várias cadeias de valor de produtos, mas tiveram uma gestão de margem bem sucedida.

O fluxo de caixa operacional registrado foi de € 714 milhões, apoiado pelo influxo de caixa das coberturas de energia, enquanto a dívida líquida da companhia aumentou para € 2.167 milhões e o rácio dívida líquida/EBITDA foi de 0,82.

“Apresentamos nosso segundo melhor resultado de primeiro trimestre em mais de 20 anos, apesar de ter sido travado por uma falta de volumes a curto prazo. Após um ano de inflação rápida e escassez de bens, 2023 começou com uma intensa desestocagem na maioria das cadeias de valor dos produtos. Conseguimos gerir as margens e adaptar as nossas operações à situação”, afirmou Jussi Pesonen, presidente e diretor executivo da UPM.

Neste trimestre, a empresa também inicou as operações da sua nova fábrica celulose UPM Paso de los Toros, no Uruguai, o que deve ajudar a melhorar seus resultados futuros.

“Apesar da turbulência a curto prazo, as perspectivas de crescimento a longo prazo permanecem inalteradas e atrativas. Continuamos a concentrar-nos na gestão das margens. Esperamos que o impacto da desestocagem seja gradualmente eliminado nos próximos meses. Além disso, muitos custos variáveis já ultrapassaram o seu pico, mas os benefícios para as empresas da UPM ainda não se materializaram nos nossos resultados”, acrescentou Pesonen.

De acordo com o executivo, a UPM Paso de los Toros fornecerá produtos sustentáveis para atender a procura global dos consumidores e aumentar o negócio de celulose da empresa em mais de 50%. O nível de custo de caixa de aproximadamente 280 dólares por tonelada de celulose entregue a torna uma das fábricas de celulose mais competitivas do mundo. “O investimento total de US$ 3,47 milhões criará bem-estar nas comunidades circundantes e beneficiará toda a economia uruguaia. Para a UPM, a plataforma de negócios baseada em plantações oferece mais oportunidades de crescimento em vários biomateriais a longo prazo”, disse o presidente da UPM.

PROJEÇÕES PARA 2023

A UPM alcançou lucros recorde no último ano, e espera-se que 2023 seja outro ano de forte desempenho financeiro para a companhia, enquanto os volumes de entrega da UPM devem se beneficiar da aceleração da fábrica de celulose de Paso de los Toros.

O ano de 2023 está começando com um nível de custos elevado para muitos fatores de produção, enquanto a menor procura exerce pressão sobre os preços dos produtos. No entanto, vários custos dos fatores de produção também já ultrapassaram o seu pico. A UPM continuará a gerir as margens através da fixação de preços dos produtos, da otimização do seu mix de produtos e mercados e da adoção de medidas para melhorar a eficiência dos custos fixos e variáveis.

Para a empresa, existem incertezas significativas, tanto positivas como negativas, nas perspectivas para 2023, relacionadas com a economia europeia, chinesa e global, a guerra entre Rússia e Ucrânia, os efeitos remanescentes da pandemia, os preços da energia e a regulamentação conexa na Europa.

Fonte
UPM
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