UPM solicita dados de emissões de carbono a seus mais de 20 mil fornecedores
A empresa está dando início ao programa “-30 até 30” para diminuir as emissões da cadeia de valor em 30% até 2030
O cálculo da pegada de carbono de um produto UPM pode levar de algumas semanas a vários meses. Quanto mais complexo o produto, mais informações são necessárias para entender todos os seus impactos ambientais.
Esses impactos são muitas vezes indiretos. Para muitas empresas, até 70% de sua pegada de carbono é gerada na cadeia de valor. Este é o caso em muitos dos negócios da UPM, o que significa que a redução das emissões da cadeia de valor em colaboração com seus fornecedores e parceiros é fundamental para atingir a meta de emissões líquidas zero da empresa.
O programa “-30 até 30” fará exatamente isso: ele começa com a coleta sistemática de dados de emissões de mais de 20 mil fornecedores dos quais a UPM compra bens e serviços. Este é um grande esforço considerando a variedade de atividades e tamanhos de negócios representados pelos parceiros da UPM globalmente.
Solicitar e coletar dados de pegada de carbono de seus fornecedores dará à UPM uma base sólida para monitorar e reduzir as emissões em sua cadeia de valor. Os meios para reduzir as emissões são muitos, e as alternativas mais fáceis incluem eficiência energética e operacional, bem como melhorias relacionadas à tecnologia.
“O programa plurianual ‘-30 até 30’ é um esforço conjunto entre nossos negócios, fornecimento, desenvolvimento de produtos e nossa rede de parceiros. Juntos, encontraremos maneiras de primeiro calcular e reduzir nossas emissões e, depois, inovar para novas alternativas sustentáveis para materiais e produtos de base fóssil”, diz Kimmo Ståhlberg, diretor de Qualidade e Sustentabilidade de Fornecedores UPM e líder do programa “-30 até 30”.
O IMPACTO CLIMÁTICO POSITIVO DE “-30 até 30”
O programa diminui os impactos negativos da UPM e aumenta seus impactos positivos no clima. Os compromissos climáticos da empresa orientam a UPM a melhorar continuamente suas próprias operações, o que já mostra como a empresa gerencia florestas, inova produtos e reduz emissões.
Minimizar o uso de combustíveis fósseis é fundamental para mitigar as mudanças climáticas. Como uma importante produtora e usuária de energia, a UPM favorece fontes de energia renováveis e neutras em carbono, e trabalha continuamente para reduzir o consumo de energia em todas as operações. A companhia diminuirá as emissões de CO2 fóssil do uso de combustível e eletricidade comprada em 65% até 2030, e cada empresa da UPM está comprometida em contribuir para essa meta.
Além de reduzir as emissões em suas próprias operações, a UPM estende seus compromissos climáticos por meio do programa “-30 até 30” em toda a cadeia de valor, entre indústrias e negócios.
“O programa é uma continuação direta da estratégia e dos compromissos climáticos da UPM. Isso transformará nossas metas de redução de emissões em ação. Não apenas isso, mas por meio de seu impacto em toda a cadeia de valor, o programa irá garantir o futuro dos negócios da UPM e de nossos parceiros”, comenta Antti Jääskeläinen, vice-presidente executivo da UPM Raflatac e patrocinador do “-30 by 30”.
Em última análise, a colaboração levará a um impacto mais positivo na sociedade e no planeta, pois a UPM incentiva a mudança para produtos e serviços mais sustentáveis.
PREÇO DO CARBONO NO HORIZONTE
Durante as fases iniciais de “-30 até 30”, a UPM se concentrará na coleta de dados de emissões e na determinação de uma linha de base precisa para os produtos e serviços que compra de seus parceiros. A longo prazo, a empresa visa mudar profundamente a forma como as decisões são tomadas em compras e desenvolvimento de produtos.
Por exemplo, as decisões de compras ainda são amplamente tomadas com base na qualidade, prazo de entrega e valor monetário. A UPM quer fazer do clima um critério fundamental na seleção de seus fornecedores e parceiros, bem como no desenvolvimento de seu portfólio de produtos.
Como resultado, isso incentivará a companhia, seus clientes e toda a sua rede de valor a desenvolver e escolher soluções mais sustentáveis, aumentando permanentemente o impacto climático positivo da UPM.