Celulose no mundoNotícias

Uruguai impõe sanção de US$ 188 mil à UPM Paso de los Toros

A sanção foi imposta pelo Ministério do Meio Ambiente do Uruguai devido a um vazamento de produtos químicos ocorrido na fábrica de celulose em 2023

O Ministério do Meio Ambiente do Uruguai informou à UPM que impôs uma sanção de aproximadamente US$ 188 mil à empresa por não conformidade com o plano de gestão ambiental da fábrica de celulose UPM Paso de los Toros. A sanção está relacionada a um incidente ocorrido em agosto de 2023, quando ocorreu um vazamento de produtos químicos na fábrica.

O vazamento levou à presença de hidróxido de sódio em um riacho próximo, causando altos valores de pH na água e levando à mortalidade de peixes. A qualidade da água também foi afetada na zona em que o córrego deságua no rio Negro, mas em menor proporção.

Na ocasião, a UPM tomou imediatamente as medidas corretivas aplicáveis para lidar com a situação e evitar novos vazamentos. “Informamos as autoridades ambientais e os vizinhos da fábrica sobre o incidente e publicamos um anúncio no site da UPM Uruguai”, afirmou a empresa.

Os valores de pH dos cursos de água afetados voltaram aos níveis normais em poucos dias. A UPM e a autoridade ambiental uruguaia investigaram as causas e as consequências do incidente, e, segundo a UPM, ela está implementando todas as ações necessárias, incluindo o monitoramento, conforme instruções das autoridades. Além disso, a companhia também afirmou que tomou todas as medidas para evitar incidentes semelhantes no futuro.

Em nota, a companhia lamentou profundamente o incidente e garantiu que o leva muito a sério. “Nossos processos de gestão ambiental, controles e monitoramento em todo o mundo são rigorosos, esse tipo de incidentes é muito raro nas nossas operações”, finalizou.

Fonte
UPM
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo