Valmet e Klabin renovam contrato de manutenção de máquinas no Parque de Plantas Piloto
A parceria entre as empresas líderes nos segmentos de papel e celulose completa dois anos de sucesso e é prolongada por mais um ciclo
Valmet e Klabin acabam de renovar o contrato de manutenção realizado no Parque de Planta Piloto da unidade de Monte Alegre, em Telêmaco Borba, no Paraná. O contrato, também conhecido como MMO (Mill Maintenance Outsourcing), foi firmado em 2020 e retificado por mais um ciclo. O escopo do contrato engloba três áreas do parque: Centro de Tecnologia, tecnologia de extração de lignina (Lignoboost) e de produção de celulose microfibrilada (MFC).
A bem-sucedida colaboração seguirá contando com profissionais da Valmet em campo, responsáveis pela manutenção mecânica, elétrica, automação, instrumentação, analítica, metrologia e refrigeração, consolidando a multinacional finlandesa como referência de soluções integradas para as áreas para MFC e Lignina. Os profissionais realizam as atividades de gestão, confiabilidade, planejamento e execução da manutenção das máquinas, que são de extrema importância para a segurança, estabilidade operacional e garantia de capacidade produtiva das plantas.
Para o gerente de MMO e Contratos da Valmet na América do Sul, Fernando Paludo Rieger, a renovação contratual reforça o compromisso de desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia. “A longeva parceria com a Klabin é um reconhecimento do know-how técnico Valmet, flexibilidade para novos modelos de negócios e, principalmente, a capacidade de gerar resultados que agreguem real valor a nossos clientes, proporcionando soluções e serviços completos”, explica.
COMPETÊNCIA DE GESTÃO E TÉCNICA SOMADA À EXPERIÊNCIA EM MAIS UM CICLO
A entrega de tecnologia e manutenção da Valmet tem beneficiado diversos estudos e avanços para o setor de celulose e papel. Um dos escopos de aplicação do contrato de MMO é no Centro de Tecnologia da Klabin, responsável por diversas áreas de pesquisa e desenvolvimento florestal e industrial, que realiza simulações das linhas de produção da fábrica e aplicações sustentáveis.
Ademais, a Valmet entrega tecnologia pioneira na América do Sul de extração de lignina (Lignoboost). “A lignina é um polímero natural, componente da madeira utilizada na fabricação de celulose, separada após o processo de cozimento”, explica Fernando. O design da planta piloto para extração de lignina, ou do Lignoboost, foi personalizada para atender às necessidades específicas da Klabin e faz parte do processo de fabricação de celulose, utilizada para geração de energia. Ainda, cabe destacar que o Parque de Plantas Piloto da Klabin é a primeira planta compartilhada de extração de lignina e MFC do mundo.
O agreement é reconhecido pela Klabin. “É muito importante para nós completar mais um ano de contrato de manutenção de máquinas no Parque de Plantas Piloto com a Valmet. Tendo a inovação como direcionador de nossos negócios, a parceria com a empresa tem sido essencial para mantermos a excelência inovadora de nossos projetos do Parque de Plantas Pilotos”, afirma o diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos da Klabin, Francisco Razzolini.