Celulose no BrasilNotíciasValmet

Valmet faz parte da maior Parada Geral da história da Klabin

Multinacional finlandesa realiza grande parte das manutenções de máquinas e equipamentos durante Parada Geral na Unidade Ortigueira, da Klabin

Durante o mês de julho, mais de 5 mil profissionais, entre colaboradores da Valmet e de outras empresas parceiras da Klabin, estiveram envolvidos na Parada Geral (PG) da unidade de Ortigueira, localizada no Paraná. A Valmet, líder no desenvolvimento de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia, conduziu ao longo de 10 dias, uma série de atividades essenciais dentro da planta da empresa brasileira. Esta foi a terceira parada operacional desde o start-up da linha 2 da fábrica, exigiu planejamento meticuloso, execução eficiente, e gerenciamento alinhado às expectativas e necessidades do cliente, um dos principais players do setor de papel e celulose.

As atividades da Valmet nesse período incluíram: manutenção das linhas de fibras kraft 1 e 2; manutenção no CL1000 do digestor e nas Máquinas de Secagem 25 e 26; reparo geral nas condições originais do rolo Symbelt das Máquinas de Secagem 25 e de Papel 27; manutenção das Máquinas de Papel 27 e 28; coordenação e supervisão na Caldeira de Recuperação 1 e no sistema de evaporação; extração de smelt; e lavagem da fornalha da Caldeira de Recuperação 1, além das atividades de acompanhamento da repartida da planta. Esta foi a primeira Parada Geral da MP28, responsável pela fabricação de papel cartão revestido de alta qualidade com três camadas, e da Linha de Fibras 2.

Foto: Valmet

O gerenciamento eficaz do escopo da Valmet na Parada Geral também contou com o conhecimento dos spare parts experts, profissionais especializados em tecnologias específicas de peças de reposição, com amplo conhecimento do processo produtivo e das especificidades de cada planta industrial. Eles foram responsáveis pelo Shutdown Planning — planejamento prévio à Parada Geral — e trabalharam com o suporte das equipes de Assistência Técnica, Engenharia e outros departamentos de suporte. “A Valmet nos ajudou bastante com soluções para sobressalentes. A parceria, no sentido de buscar soluções para reunir todos os materiais e os recursos necessários para a Parada, foi muito importante na etapa de preparativos e planejamento”, explicou o gerente de manutenção de celulose da Klabin, Carlos Renê.

A Valmet reuniu uma equipe de 13 experts que conduziram todos os preparativos, desde a chegada das peças, passando pela separação por área de aplicação e sua identificação e conferência até a análise e potenciais melhorias do processo. Além disso, durante toda a Parada Geral, foi designado um expert para cada área da unidade industrial para atender as demandas de sobressalentes durante a execução do serviço, otimizando o tempo dos serviços. Destaca-se ainda a utilização do ePartsbook, catálogo eletrônico de sobressalentes que possibilita o fácil acesso a desenhos de conjunto e lista de peças dos equipamentos, possibilitando resposta imediata às necessidades levantadas durante a PG.

Foto: Valmet

A Klabin destacou o dedicado planejamento como um dos pontos fortes da atuação da Valmet. Uma vez que envolve um planejamento detalhado para minimizar o impacto na produção, o desenvolvimento de um plano minucioso de todo o processo e a criação de um projeto se tornam indispensáveis para que a PG ocorresse dentro do tempo estipulado e com o mínimo de imprevistos possíveis.

“O trabalho de Parada Geral começa muito antes do início efetivo da operação, já que o planejamento é um fator crucial para o sucesso. Durante a preparação, a Valmet garantiu a qualidade técnica da mão de obra e a segurança na execução. Contamos com um suporte técnico bem estruturado, com profissionais experientes acompanhando de perto a parada. Foram mais de 5 mil colaboradores trabalhando na planta industrial durante o evento, e a segurança, o conhecimento, a sinergia entre as equipes e a expertise fizeram toda a diferença. A Valmet teve quase 800 pessoas atuando nas atividades, e o envolvimento e o detalhamento do seu time foram fundamentais, especialmente nas linhas de fibra Kraft”, comentou Renê. Para alcançar esse resultado, a metodologia de trabalho da multinacional finlandesa segue rigorosamente os pilares de planejamento, conhecimento e análise crítica pós-Parada Geral.

“O pedido foi realizado no primeiro trimestre do ano, e iniciamos o planejamento estratégico da Parada Geral junto ao time de contrato e vendas. Alinhamos as frentes de trabalho, o cronograma e toda a estrutura da operação. Na fase de execução dos serviços, dedicamos uma equipe especializada para acompanhar toda a parada in loco, além de realizar o acompanhamento pós-execução de forma remota. Com um time qualificado, integrando profissionais da Finlândia e do Brasil, a PG foi um sucesso”, comemorou o gerente de atendimento da Valmet para Klabin, Jonatan Melo.

Foto: Valmet

A complexa e abrangente Parada Geral da Klabin assegura que a fábrica se mantenha competitiva, colaborando para que a empresa obtenha melhores resultados em termos de disponibilidade, custo de produção e prazo de entrega.

O gerente industrial da empresa brasileira, Anderson Tomé, também destacou o trabalho colaborativo entre a Klabin e a Valmet na preparação da Parada Geral: “O planejamento desta PG foi extremamente detalhado. Integrar a equipe da Valmet na unidade, acompanhando toda a fiscalização e traçando as estratégias em conjunto, trouxe confiabilidade e precisão aos trabalhos executados”.

Fonte
Valmet
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo