Celulose no BrasilNotíciasValmet

Valmet fornecerá fábrica de celulose completa com soluções de automação e válvulas para Arauco no Brasil

A empresa foi escolhida para fornecer uma planta completa de celulose com soluções avançadas para o maior projeto de produção de celulose em etapa única do mundo, previsto para iniciar em 2027

O Conselho de Administração da Arauco aprovou ontem, 25, o investimento em uma nova fábrica de celulose e selecionou a Valmet como fornecedora do projeto, sendo responsável pela entrega da fábrica de celulose completa, incluindo soluções de automação e flow control. Este será o maior projeto de fábrica de celulose em etapa única do mundo, com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas por ano. A partida da fábrica está prevista para o segundo semestre de 2027, e será construída em Inocência (MS).

O valor do pedido, que ultrapassa €1 bilhão, será concluído até o final de 2024. A entrega antecipada terá um impacto importante para a Valmet em empregos e seus subcontratados, especialmente no Brasil, Finlândia, Suécia, Dinamarca, Índia e China.

“Esta é uma etapa importante e decisiva do nosso Projeto Sucuriú, que contará com alta expertise e tecnologia de ponta. Sendo o maior projeto de produção de celulose em etapa única do mundo, nossa escolha pela Valmet reflete o compromisso da Arauco em firmar parcerias com aqueles que compartilham nossa visão de inovação e práticas sustentáveis”, afirmou o CEO Global da Arauco, Cristián Infante.

“Este investimento é um marco significativo para a indústria, e estamos orgulhosos de termos sido selecionados parceiros da Arauco neste grande projeto. A nova fábrica de celulose da Arauco será o maior projeto de celulose em etapa única do mundo e será uma vitrine para as tecnologias de processo sustentáveis da Valmet. Além disso, a planta gerará uma quantidade significativa de bioeletricidade excedente, contribuindo positivamente com energia sustentável fornecida à rede nacional”, afirmou o presidente e CEO da Valmet, Thomas Hinnerskov.

“Com a entrega completa da planta, a Valmet pode oferecer todos os benefícios da nossa oferta inovadora e abrangente, que consiste em tecnologia de processo, sistemas de automação, soluções e serviços de flow control. Mesmo que esta seja a maior planta já entregue, o escopo de fornecimento da Valmet incluirá tecnologias comprovadas, criando uma boa base para este investimento na mega fábrica. A planta contará com tecnologias de processo de ponta, incluindo os mais recentes desenvolvimentos em nossa tecnologia de cozimento contínuo, especialmente adaptada para grandes fábricas de fibra longa, além dos mais avançados sistemas de automação e soluções de flow control. A solução completa de automação inclui a nova geração do sistema de automação Valmet DNAe, juntamente com uma solução de otimização para toda a fábrica. As soluções são projetadas para oferecer excelente eficiência energética, qualidade otimizada do produto final e alta performance ambiental”, destacou o presidente da Linha de Negócios de Celulose e Energia da Valmet, Sami Riekkola.

“O desenvolvimento da indústria de celulose no Brasil tem sido substancial nos últimos anos. Para atender às demandas deste mercado e servir ainda melhor os clientes da região, a Valmet tem fortalecido sistematicamente sua presença e competências localmente. Nosso conhecimento sobre as condições locais, experiência na execução de projetos e compromisso em fornecer serviços de longo prazo para a nova planta, garantindo alta eficiência operacional e sustentabilidade, foram reconhecidos pela Arauco como fatores muito importantes em sua decisão de parceria com a Valmet”, disse o presidente da Valmet América do Sul, Celso Tacla.

DETALHES SOBRE A ENTREGA DE TECNOLOGIA DA VALMET PARA O PROJETO SUCURIÚ

A Valmet fornecerá todo o processo de produção, desde o preparo de madeira até os fardos de celulose prontos para produzir celulose de fibra longa, assim como o sistema de automação e as soluções de flow control para toda a fábrica, incluindo aplicações de Internet Industrial da Valmet. O escopo de entrega da Valmet abrange engenharia, suprimentos e construção, além de construção civil e comissionamento no local.

A entrega de tecnologia de processo da Valmet incluirá pátio de madeiras, cozimento e linha de fibras, secagem e enfardamento de celulose, solução para manuseio de gases não condensáveis (NCG), evaporação, caldeira de recuperação, caldeira de biomassa, caustificação, forno de cal, secador de biomassa e gaseificador.

A entrega de automação incluirá a nova geração do sistema digital de controle distribuído da Valmet, o Valmet DNAe, controles avançados de processos (APC), analisadores e transmissores on-line, bem como aplicações para a otimização em toda a fábrica, cobrindo todas as ilhas de processos. Os recursos de Internet Industrial da Valmet incluem simuladores e otimizadores para ilhas de processos selecionadas, bem como a conectividade com o Valmet Performance Center. A entrega incluirá, adicionalmente, soluções de flow control com válvulas e automação de válvulas.

Fonte
Valmet
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo