Celulose no mundoNotícias

Vendas da UPM recuam 11% e EBIT cai pela metade em 2023

Para o primeiro semestre de 2024, é esperado um EBIT comparável menor do que no segundo semestre do ano anterior

A UPM divulgou seu Relatório Anual de 2023, incluindo as Demonstrações Financeiras para o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023.

De acordo com o documento, as vendas da UPM caíram 11%, para 10,46 bilhões de euros, na comparação com o ano anterior. Enquanto o fluxo de caixa operacional atingiu o recorde de 2,27 bilhões de euros, apoiado pela cobertura de fluxos de caixa de energia. Já o EBIT comparável diminuiu 52% para 1,01 bilhões de euros e representou 9,7% das vendas.

“A UPM apresentou resultados sólidos em 2023 em um ambiente operacional muito desafiador, enquanto o mundo passava por um ciclo econômico excepcional. Durante o primeiro semestre do ano, assistimos a uma recessão excepcionalmente acentuada, especialmente nos mercados europeus. A desestocagem sem precedentes afetou significativamente as entregas no mercado e foi combinada com a queda dos preços da celulose e da energia. À medida que o ano avançava, registaram-se sinais de recuperação gradual em muitos mercados de produtos e conseguimos apresentar melhores lucros”, declarou Massimo Reynaudo, presidente e CEO da UPM.

DESTAQUES DO QUARTO TRIMESTRE DE 2023

No quarto trimestre de 2023, as vendas da UPM diminuíram 22% para 2,53 bilhões de euros. Já o EBIT comparável caiu 51% para 323 milhões de euros, representando 12,8% das vendas. Já o fluxo de caixa operacional foi de 456 milhões de euros, apoiado pela entrada de caixa do capital de giro.

Os preços de venda de celulose e energia elétrica foram significativamente inferiores na comparação com o mesmo período do ano anterior, impactando a UPM Fibers e a UPM Energy.

Ainda segundo o relatório, as atividades da fábrica de celulose Paso de los Toros da UPM e a unidade de usina nuclear OL3 contribuíram significativamente para os resultados da companhia.

PROJEÇÕES PARA 2024

Segundo o relatório, espera-se que o EBIT comparável da UPM para o ano de 2024 registre aumento, apoiado por maiores volumes de entrega, crescimento contínuo e otimização da fábrica de celulose da UPM Paso de los Toros e obtenha custos fixos mais baixos.

Além disso, a companhia espera uma melhora gradual na busca por produtos UPM à medida que a redução de estoques observada em 2023 tiver praticamente terminado.

Para o primeiro semestre de 2024, é esperado um EBIT comparável menor do que no segundo semestre do ano anterior, devido ao momento dos reembolsos relacionados à energia no quarto trimestre de 2023 e à atividade de manutenção excepcionalmente alta no primeiro semestre de 2024. Paradas de manutenção planejadas ocorrerão na UPM Paso de los Toros, fábricas de celulose UPM Fray Bentos e UPM Pietarsaari e todas as três unidades da usina nuclear Olkiluoto.

O Relatório Anual completo, bem como as Demonstrações Financeiras da UPM de 2023 estão disponíveis em inglês e finlandês, no site da empresa.

Fonte
UPM
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo