FlorestasNotícias

Veracel amplia rede de monitoramento florestal com nova torre na Bahia

A empresa intensificou suas ações de prevenção e combate a incêndios em uma área de 200 mil hectares, utilizando tecnologia de ponta e contando com o apoio da comunidade

A Veracel, indústria de celulose com operação no Sul da Bahia, concluiu a instalação de sua 14ª torre de monitoramento florestal, intensificando as iniciativas de prevenção e combate a incêndios em sua base florestal, que abrange cerca de 200 mil hectares.

“Embora a região do Sul da Bahia ainda não tenha registrado aumentos significativos nos índices de incêndios florestais, a Veracel está sempre em alerta, monitorando suas áreas com o uso de inteligência artificial, satélites e as torres de observação, que operam 24 horas por dia”, explica Flavio de Souza, coordenador de Inteligência Patrimonial da Veracel.

As torres são equipadas com câmeras e sensores que utilizam Inteligência Artificial (IA) para detectar automaticamente qualquer sinal de fogo. Esses dispositivos enviam alertas em tempo real para uma central de monitoramento, que funciona 24 horas, possibilitando uma rápida mobilização das equipes de combate.

Essa expansão faz parte dos esforços da Veracel para atuar de forma ágil no controle de incêndios, principalmente em períodos críticos, como o último trimestre do ano, quando as temperaturas elevadas aumentam o risco de queimadas. A empresa conta com sua própria brigada de incêndio e, com o auxílio das tecnologias, busca conter focos de incêndio em até 30 minutos.

Além das tecnologias avançadas, a Veracel promove campanhas educativas junto às comunidades locais e oferece um número 0800 gratuito para denúncias de focos de incêndio. “Grande parte dos incêndios é resultado de ações humanas, sejam intencionais ou acidentais. Nosso objetivo é não apenas combater, mas prevenir e educar para que possamos evitar essas ocorrencias”, destacou Souza.

DENÚNCIA DE FOCOS DE INCÊNDIO

A Veracel disponibiliza um canal gratuito para que a população denuncie qualquer indício de incêndio em suas áreas, por meio do número 0800 799 9802.

Fonte
A Gazeta Bahia
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo