ESGNotícias

Veracel Celulose celebra dois anos do programa Amigos da Fauna

A iniciativa fortalece a conscientização ambiental e incentivando a comunidade a registrar animais vistos na área florestal da empresa

Nesse sábado, 8, o programa Amigos da Fauna, da Veracel Celulose, completou dois anos de atuação, fortalecendo a conscientização ambiental e incentivando a comunidade a registrar animais vistos na área florestal da empresa.

No último ano, o projeto reuniu 217 imagens, aumento de 241% em comparação com o primeiro ano do programa, mostrando seu crescimento. Desse total, pelo menos um terço dos animais estavam em plantações de eucalipto, atestando a importância dessas plantações para conservação da fauna.

Antes do Amigos da Fauna, poucos registros eram feitos e apenas caso fossem animais menos comuns de serem encontrados, como preguiças, quatis e algumas aves. Com a iniciativa, o olhar da comunidade passou a ser mais diverso para observar as várias espécies da fauna ao seu redor.

“O Amigos da Fauna traz informação sobre a diversidade de fauna existente na nossa região, que está inserida na Mata Atlântica. Além de catalogarmos os registros, promovemos mensalmente uma publicação no Instagram com algum animal que ocorre localmente, apresentando suas características e mostrando também uma ação que as pessoas podem fazer para ajudar na conservação daquela espécie”, explicou Ludimila Campostrin, analista ambiental da Veracel.

Além disso, com cerca de 33% dos registros feitos em áreas de eucalipto, a modalidade de plantio em mosaico adotada pela empresa gerou maior oportunidade de conservação ambiental. Segundo um estudo do Ibá, as áreas das empresas associadas à entidade já somam 6 milhões de hectares (o equivalente ao estado do Rio de Janeiro), e nesses espaços já foram observadas 2,8 mil espécies de fauna.

Dessa forma, o programa Amigos da Fauna demonstra que é possível promover a harmonia entre a atividade econômica e a conservação ambiental. “Valorizar a vida, seja ela de quem for, faz parte do nosso jeito de ser na Veracel Celulose. Para cada hectare de eucalipto plantado, destinamos um hectare para a preservação da mata Atlântica”, explicou Virginia Camargos, coordenadora de Estratégia Ambiental e Gestão Integrada da Veracel – em 200 mil hectares de área da companhia, cerca de 100 mil são de plantio de eucalipto, e 100 mil são de áreas destinadas à vegetação nativa.

Fonte
Veracel
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo