FlorestaNotícias

Veracel e Senai iniciam aulas dos programas de formação profissional

O objetivo é formar pessoas para atuar no setor florestal, além de oferecer oportunidades para que jovens entrem no mercado de trabalho no Sul da Bahia

A Veracel Celulose acaba de dar início às aulas dos programas de Formação de Mão de Obra e de Jovem Aprendiz 2024. Esses projetos, realizados em parceria com o Senai Bahia, têm como objetivo promover o desenvolvimento regional e fomentar a inclusão de profissionais locais no mercado de trabalho. Todos os 77 selecionados são residentes de Eunápolis e de outros municípios do Sul da Bahia.

“Estamos muito entusiasmados por participar da formação de novas turmas de capacitação profissional na área florestal aqui em nossa região. Acreditamos no papel transformador da educação e na importância de iniciativas como essas para apoiar as pessoas no desenvolvimento de suas carreiras. Ao cultivar talentos locais, contribuímos não apenas para o crescimento da empresa, mas também para o progresso sustentável da nossa região”, afirma Odair Jango, coordenador de Desenvolvimento Organizacional e Relações Sindicais da Veracel.

O programa de Formação de Mão de Obra oferece capacitação nos cursos de Operadores/Operadoras de Máquinas Florestais e de Mecânicos/Mecânicas de Máquinas Florestais. A seleção dos candidatos foi realizada entre outubro e novembro do ano passado.

Esta é a segunda edição da iniciativa, sendo que, em 2022, as pessoas selecionadas para a capacitação na função de Operadores/Operadoras de Máquinas Florestais foram apenas mulheres. Ao final do curso, a Veracel teve sua primeira turma 100% feminina na função, possibilitando o ingresso de um número considerável de mulheres num setor historicamente ocupado, majoritariamente, por homens.

Já as inscrições do Programa Jovem Aprendiz 2024 estiveram abertas nos últimos meses de dezembro e janeiro, exclusivamente para pessoas entre 18 e 21 anos. A experiência visa fornecer qualificação profissional para jovens da região, aliando atividades práticas e teóricas durante um prazo estimado de 24 meses. Das 35 pessoas selecionadas, 22 são mulheres.

Os dois cursos têm formato semelhante, sendo divididos entre lições teóricas, realizadas no Senai, e a parte prática, feita dentro da Veracel. Apesar do foco na preparação de jovens para o mercado de trabalho e do apoio para qualificação e geração de renda da comunidade, o programa de Formação de Mão de Obra também prevê a possibilidade de efetivação dos alunos.

FOCO EM DIVERSIDADE

No total, 75 alunos estão participando dos programas. Entre eles, 32 são mulheres, o que representa um avanço significativo da presença feminina em funções predominantemente ocupadas por homens. Já a proporção de alunos autodeclarados pretos ou pardos nos cursos é de 88%.

Fonte
Veracel
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo