ESGNotícias

Veracel forma e contrata sua primeira turma de operadoras de máquinas florestais 100% feminina

Em parceria com o Senai, a companhia investiu na formação de mulheres para uma função historicamente masculina, e todas as alunas foram efetivadas

Para fomentar a inclusão das mulheres no mercado florestal e o desenvolvimento regional do sul baiano, a Veracel Celulose abriu, em setembro do ano passado, uma capacitação inédita em parceria com o Senai Bahia: um curso exclusivo para mulheres na área de Operação de Máquinas Florestais. Agora em outubro, a empresa ofereceu uma colocação para cada uma das 20 mulheres formadas e fez história ao ter sua primeira turma de operadoras totalmente feminina.

O curso teve duração de um ano, incluindo módulos teóricos ministrados por especialistas do Senai e um período de estágio na própria empresa. Foram mais de 650 mulheres inscritas e, desse total, 20 selecionadas para o curso. Já na contratação, 19 aceitaram a proposta da Veracel e iniciaram suas atividades como operadoras trainee em outubro.

A efetivação do grupo ocorreu após a aprovação de todas na prova teórica e de um período de estágio prático das alunas na empresa. “A entrega das operadoras foi excepcional. Esperávamos um desenvolvimento de produtividade regular para quem está iniciando na função, mas todas elas superaram essas expectativas, e algumas chegaram a entregar 120% de produtividade durante o estágio”, destaca Jacks Missel, gerente de Suprimento de Madeira da Veracel.

O projeto faz parte das iniciativas de diversidade da empresa, que tem objetivos em prol da equidade de gênero e da inserção de mais talentos femininos para o setor florestal, ainda composto majoritariamente por homens.

Segundo dados do último Panorama de Gênero do Setor Florestal, a presença feminina no setor é de 19%, sendo que nas áreas de Colheita e Carregamento a diferença é ainda maior: 97,8% da mão de obra é composta por homens; e 2,2%, por mulheres. A pesquisa foi realizada em 2021 pela Rede Mulher Florestal.

Além dos benefícios sociais, a oferta de um curso de formação pela própria companhia representa uma grande vantagem na contratação de profissionais. “Tínhamos a opção de ampliar o nosso estoque de máquinas com colheita terceirizada ou apostar nas mulheres que estavam fazendo o curso. Apostamos nelas”, afirma Jacks Missel.

“A contratação deste grupo é muito emblemática para a Veracel e representa a realização de um sonho nosso de ampliar a diversidade na área da colheita”, ressalta Jacks Missel. “Essas 19 mulheres são pioneiras dentro da empresa e já estão deixando um legado de aprendizado para nós como companhia, além de estarem abrindo novas oportunidades de trabalho para outras mulheres de nosso território que queiram trabalhar na área florestal”, complementa o gerente.

A Veracel estima formar mais três turmas de operadoras e operadores em 2024, abrindo novas oportunidades de qualificação e capacitação de mão de obra na região Sul da Bahia. O próximo curso já está em processo de seleção de candidatas e candidatos e deve começar ainda em outubro. A abertura de vagas para as próximas turmas será divulgada nos canais da companhia.

A empresa soma agora 23 mulheres em cargos de operadoras de máquinas florestais, além de contar com a primeira mulher mecânica, contratada recentemente juntamente com outros sete mecânicos. Esse grupo também fez parte da capacitação oferecida pela companhia em parceria com o Senai.

Fonte
Veracel
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo