Volume de vendas de celulose da Klabin cresce no primeiro trimestre
Segundo o diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Marcos Ivo, a estratégia da empresa foi reduzir ainda mais os negócios com a China
O volume de vendas de celulose da Klabin cresceu no primeiro trimestre de 2023, registrando a comercialização de 373 mil toneladas de celulose de fibra curta, longa e fluff, alta de 12% na comparação com o mesmo período no ano anterior – quando ocorreu uma Parada Geral na unidade de Ortigueira (PR). Ante o quarto trimestre de 2022, o volume permaneceu estável.
Nesse sentindo, a empresa reportou receitas com celulose de R$ 1,7 bilhão, alta de 26% na comparação ano a ano, embora tenha apresentado recuo de 6% frente ao trimestre imediatamente anterior. O resultado reflete o início do movimento de correção dos preços globais da celulose, contudo, a Klabin ter baixa exposição ao mercado chinês – onde a desvalorização tem sido mais acentuada –, com vendas mais relevantes na América Latina e Europa.
Segundo o diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Marcos Ivo, o destaque do trimestre foi o modelo integrado de negócios da Klabin, que é a única produtora dos três tipos de celulose (fibra longa, curta e fluff) no país, bem como maior produtora de papel para embalagens e embalagens sustentáveis. “Ter fluff, que vem melhor do que a fibra curta, ajudou muito no resultado da celulose”, comentou o executivo.
Conforme o diretor, a estratégia nesse primeiro trimestre foi reduzir ainda mais os negócios com a China, redirecionando volumes superiores para os mercados mais rentáveis. “[O volume na China] já foi pequeno no primeiro trimestre e será imaterial no segundo”, afirmou Ivo.
RESULTADOS PRIMEIRO TRIMESTRE
A companhia teve lucro líquido R$ 1,26 bilhão, alta de 44% frente ao mesmo período em 2022. Já a receita líquida chegou a R$ 4,83 bilhões no trimestre, crescendo 9% na comparação interanual, mas recuando 5% ante o trimestre imediatamente anterior.
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