Walter Schalka, presidente da Suzano, é eleito personalidade do ano
O reconhecimento da Câmara do Comércio Brasil-Estados Unidos acontece no momento em que a empresa protagoniza o maior ciclo de investimentos de sua história
A Câmara do Comércio Brasil-Estados Unidos elegeu o presidente da Suzano, Walter Schalka, como personalidade do ano. Há dez anos à frente da companhia, o executivo liderou a empresa em importantes movimentos de expansão, incluindo a união entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria Celulose.
O reconhecimento acontece no momento em que a empresa protagoniza o maior ciclo de investimentos de sua história, com um total de R$ 32,6 bilhões investidos entre 2019 e 2022 e R$ 18,5 bilhões a serem desembolsados em 2023. Além da expansão da companhia, com intuito de assegurar o atendimento à crescente demanda global por produtos de origem renovável, a Câmara do Comércio Brasil-Estados Unidos destacou o compromisso da Suzano na agenda ESG, sobretudo nas frentes de mudanças climáticas, biodiversidade e desenvolvimento social.
“Recebo a indicação de ‘Person of the year’ pela Brazilian-American Chamber of Commerce como um reconhecimento ao trabalho de todos os colaboradores e colaboradoras da Suzano, que conduzem a companhia neste processo de constante transformação. Um dos direcionadores da Suzano diz que só é bom para nós se for bom para o mundo, e são essas pessoas que, no dia a dia, colocam esse pilar cultural em prática”, declarou Schalka.
“Agradeço também ao Conselho de Administração da Suzano por guiar a empresa e, em especial, à família Feffer e ao David Feffer por investirem no Brasil há 99 anos e impulsionarem a atuação da empresa na busca pela construção de um futuro melhor”, acrescentou o executivo.
Referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, a Suzano pertence a um seleto grupo de empresas globais consideradas climate positive por ter atingido o status de carbono negativo. Isso significa que a companhia remove mais gases do efeito estufa (GEE) da atmosfera com seus 2,4 milhões de hectares de florestas nativas e eucaliptos cultivados do que emite em todas as suas operações.
A companhia também tem se destacado nos últimos anos por seu envolvimento em importantes movimentos que transcendem as próprias operações. É o caso, por exemplo, da promoção de um trabalho conjunto de empresas na ampliação da capacidade de produção de ventiladores pulmonares e da oferta de unidades de saúde no Brasil após o início da pandemia. À frente da companhia, Walter Schalka também foi nome importante no movimento “Unidos pela Vacina”, criado com o objetivo de viabilizar a vacinação da população brasileira.
Engenheiro formado pelo ITA e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), com cursos de Especialização e Aperfeiçoamento nos Institutos IMD (Suíça) e Harvard (EUA), Schalka foi eleito sete vezes o “CEO do Ano” do setor na América Latina pela consultoria especializada Fastmarkets RISI, e sete vezes “Executivo do Ano” pelo jornal Valor Econômico. Também foi indicado como um(a) dos(as) 15 melhores(as) CEOs do Brasil em 2018, pela Forbes, foi homenageado como “Executivo Empreendedor” no “Programa Empreendedor do Ano Brasil”, concedido pela líder mundial em serviços de auditoria e consultoria EY, em 2022, e indicado três vezes à lista de “CEOs que melhor se comunicam com jornalistas”, em reconhecimento conferido pela plataforma Negócios da Comunicação e pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação.
O executivo receberá a homenagem da Câmara do Comércio Brasil-Estados Unidos em cerimônia a ser realizada em Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 10 de maio.