West Fraser vende duas fábricas de celulose para a Atlas Holdings por US$ 120 milhões
Millar Western Forest Products assumirá o controle das fábricas para impulsionar indústria canadense de celulose
Na semana passada, a West Fraser anunciou a assinatura de um acordo definitivo para a venda de sua fábrica de celulose Quesnel River em Quesnel (Colúmbia Britânica) e de sua fábrica de celulose Slave Lake em Slave Lake (Alberta) para a Atlas Holdings. A Atlas possui e opera diversas empresas de celulose, papel e produtos de madeira no Canadá e nos Estados Unidos.
O acordo recém anunciado inclui operações florestais relacionadas e propriedades madeireiras em Alberta, além de um acordo de fornecimento de fibra de longo prazo para a instalação de Quesnel River Pulp. A receita total combinada em dinheiro da venda é de US$ 120 milhões.
Após a conclusão da transação, as fábricas de celulose de Quesnel River e Slave Lake serão operadas pela Millar Western Forest Products, que se juntou à família global Atlas de empresas de fabricação e distribuição, em 2017. A Millar Western é uma empresa canadense de produtos florestais com mais de 100 anos de existência, sediada em Edmonton e com operações de fábrica de celulose existentes em Alberta, estabelecendo uma base sólida para as fábricas de celulose de Quesnel River e Slave Lake.
“Acreditamos que essa transação proporciona a esses dois grandes ativos e equipes um forte futuro estratégico, ao mesmo tempo que permite à West Fraser concentrar nossos recursos em nosso objetivo de ser a principal empresa de produtos de construção em madeira na América do Norte”, disse Ray Ferris, presidente e CEO da West Fraser. “A Atlas Holdings e a Millar Western trazem profunda experiência no setor de celulose e esperamos continuar a trabalhar juntas como um importante fornecedor de fibra para a Quesnel River Pulp”, complementou.
“Essa transação proporcionará às equipes dedicadas e qualificadas de Quesnel River e Slave Lake um futuro sólido. Nossa equipe pretende continuar investindo nessas usinas de alta qualidade e esperamos fortalecer coletivamente nossas ofertas de produtos e proposta de valor para o mercado global de BCTMP”, disse David Anderson, CEO da Millar Western.
“A Millar Western é altamente respeitada como líder em produtos de madeira na região e em outros lugares e estamos ansiosos para receber as fábricas Quesnel River e Slave Lake na família de empresas Atlas”, disse Neil Mahajan, sócio da Atlas Holdings.
Prevê-se que a transação seja concluída após a conclusão bem-sucedida das revisões regulatórias habituais e a satisfação das condições habituais de fechamento. West Fraser fornecerá mais atualizações durante sua teleconferência de resultados do terceiro trimestre.
A TD Securities Inc. está atuando como consultora financeira exclusiva e a McMillan LLP está atuando coma consultora jurídica da West Fraser. Davies Ward Phillips & Vineberg LLP atuam como consultoras jurídicas da Atlas.