Celulose no mundoNotícias

Lucro líquido da Stora Enso cai para € 85 milhões no primeiro trimestre de 2024

O resultado representa uma queda de 55% na comparação com o mesmo período do ano anterior

No primeiro trimestre do ano, a multinacional finlandesa Stora Enso registrou lucro líquido de 85 milhões de euros, uma queda de 55% na comparação com o mesmo período de 2023. A receita da companhia também caiu 20% na base anual, para 2,16 bilhões de euros.

O Ebit (lucro antes de juros e impostos) da empresa chegou a 156 milhões de euros, uma queda de 33% na comparação anual, com margem Ebit ajustada de 7,2%.

Segundo a empresa, o Ebit ajustado está exposto a um risco de variação cambial no valor aproximado de 179 milhões de euros em reais, de subsidiárias e operações conjuntas no Brasil, além de um risco de 67 milhões de euros em yuans da China.

A entrega de produtos de madeira da companhia, por sua vez, caiu 15,8% na base anual, para 879 mil metros cúbicos. Já as entregas de papel registraram queda de 40,8%, para 158 mil toneladas. Por fim, as entregas de celulose caíram 31,7%, para 386 mil toneladas.

Os resultados refletem um mercado continuamente fraco, bem como com o impacto negativo de aproximadamente 25 milhões de euros devido a greves políticas na Finlândia, de acordo com a empresa. “Estimamos que os impactos nos nossos resultados do segundo trimestre sejam menores”, afirmou Hans Sohlström, diretor presidente da Stora Enso.

Segundo o executivo, os investimentos de 2024 devem ficar entre 1 bilhão de euros e 1,1 bilhão de euros, conforme o cronograma da companhia, que tem o objetivo de voltar aos níveis médios – entre 600 milhões de euros e 800 milhões de euros por ano – a partir de 2025. Para este ano, a previsão é de que o Ebit ajustado da Stora Enso chegue a 342 milhões de euros.

Os resultados financeiros da empresa na íntegra estão disponíveis aqui.

Fonte
Stora Enso Valor Econômico
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo