Celulose no BrasilLubrizolNotícias

Testes comprovam desempenho ao fogo da tubulação CPVC Corzan®

Adaptando-se às várias aplicações de processos, os Sistemas Industriais Corzan® se adequam a temperaturas de até 200°F (93,3°C).

A linha de CPVC Corzan®, da Lubrizol, oferece uma solução completa para ajudar a indústria a alcançar suas metas de economia sem deixar de lado a qualidade e a segurança.

Adaptando-se às várias aplicações de processos – graças à sua excelente resistência a muitos produtos químicos corrosivos – o Sistema Industrial Corzan® se adequa a temperaturas de até 93,3°C (200°F).

Quando os materiais para o projeto de tubulação industrial são selecionados, deve-se, entre outras coisas, pensar nas características de desempenho do material ao fogo, levando em consideração diversos fatores, como:

  • Resistência à combustão;
  • Calor de combustão;
  • Limite do índice de oxigênio;
  • Resistência à propagação da chama;
  • Resistência à geração de fumaça.

O CPVC Corzan® apresenta características inerente de desempenho ao fogo em termos de propagação limitada da chama e baixa geração de fumaça (e não conta em sua formulação com a ajuda de retardadores de chama e inibidores de fumaça).

Quando combinado com sua resistência mecânica, baixa condutividade térmica, hidráulica e alta resistência à corrosão, o CPVC Corzan® se torna a solução que oferece segurança e desempenho em uma ampla gama de processos industriais.

RESISTÊNCIA À COMBUSTÃO

O CPVC Corzan® possui uma temperatura de combustão instantânea de 482°C (900°F). Na prática, essa é a temperatura mais baixa na qual se gera o gás combustível suficiente para ser acendido por uma pequena chama externa.

Muitos outros combustíveis comuns, como a madeira, acendem a uma temperatura de 260°C (500°F) ou menos.

Imagem 1: temperatura de ignição entre os diferentes materiais

O CPVC Corzan® não sofrerá combustão em condições atmosféricas normais devido ao seu Índice de Oxigênio Limitante (LOI) de 60. O LOI é a porcentagem de oxigênio necessária na atmosfera para suportar a combustão.

Uma vez que a atmosfera da Terra é composta de apenas 21% de oxigênio, o CPVC Corzan® não entrará em combustão a menos que seja aplicada constantemente uma chama, e a queima será interrompida imediatamente quando a fonte de combustão for removida. Materiais alternativos, por outro lado, suportarão a combustão devido a um índice LOI mais baixo.

Imagem 2: índice limitante de oxigênio entre os diferentes materiais.

GERAÇÃO DE FUMAÇA E PROPAGAÇÃO DE CHAMA

A propagação da chama e a geração de fumaça do CPVC Corzan® foram avaliadas por uma série de testes.

A inflamabilidade do CPVC Corzan® foi testada de acordo com a UL 94, que é utilizada para determinar a inflamabilidade de materiais plásticos utilizados nos componentes e partes de produtos acabados.

Este teste mede a resistência de um material à queima, gotejamento, emissão luminosa e queima. O CPVC alcançou a classificação mais alta disponível no âmbito deste teste de V0, 5VB e 5VA.

Após a carbonização do material, o CPVC Corzan® forma uma barreira externa (geralmente na cor preta e com aparência craquelada) que não se desprende da estrutura principal do CPVC, mantendo assim a funcionalidade do material, garantindo o fluxo do material interno transportado.

LISTAGEM INDEPENDENTE

Em alguns casos, os fabricantes de tubos e conexões Corzan® já acabados realizarão de forma independente os testes necessários para obtenção de certificações e normas locais. No Brasil, os tubos de CPVC Corzan® são fabricados exclusivamente pela Amanco Wavin, e está certificado em todas as normas vigentes.

Confira um dos testes realizados no CPVC Corzan®:

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo