ESGNotícias

Fundação Bracell lança iniciativa para transformar a educação infantil no Brasil

Entidade filantrópica ligada à Bracell organiza 1º Simpósio de Educação Infantil com especialistas e instituições renomadas para discutir políticas públicas e qualidade educacional

A Fundação Bracell, entidade filantrópica sem fins lucrativos vinculada à Bracell, líder global na produção de celulose solúvel e mais novo player da indústria de tissue brasileira, está fortalecendo seu compromisso em impulsionar a educação infantil no Brasil. Seu objetivo principal é promover políticas públicas de alta qualidade e fomentar o desenvolvimento de lideranças educacionais.

Para marcar o lançamento oficial, será realizado no dia 27 de junho o 1º Simpósio de Educação Infantil, reunindo especialistas em pesquisa e políticas públicas. O evento contará com a participação de renomadas instituições como J-Pal, UNESCO, MEC, Undime, Consec, Consed, USP, UFPR, FGV, Instituto Singularidades, Fundação Carlos Chagas e Todos Pela Educação.

Eduardo de Campos Queiroz, diretor-presidente da Fundação, destacou a importância de investir na educação infantil para transformar vidas: “Há um conjunto robusto de evidências comprovando que uma educação infantil de qualidade pode transformar positivamente a vida de uma pessoa, por isso trabalhamos para o fortalecimento das políticas públicas para esta etapa, especialmente a pré-escola. Um de nossos objetivos, por meio de pesquisas e avaliação, é identificar soluções promissoras para melhorar a aprendizagem de nossas crianças. A partir disso, o nosso desafio será, em conjunto com governos municipais e estaduais, buscar dar escala a estas soluções sempre buscando que as crianças brasileiras alcancem o seu pleno potencial”.

“A Educação no Brasil evoluiu em diversos aspectos, mas acreditamos que deva ser uma prioridade, algo que ainda não é. Um dos pontos importantes para que isso aconteça é contar com lideranças bem formadas, competentes e comprometidas com políticas públicas que efetivamente promovam a aprendizagem das nossas crianças e é por isso que temos buscado soluções para a qualificação dos gestores públicos”, detalha Queiroz.

Além de focar na educação infantil, a organização apoia parceiros que atuam na primeira infância (saúde, educação e desenvolvimento social) e no desenvolvimento de lideranças. Já estabeleceu colaborações com entidades como Todos pela Educação, J-Pal e Insper, e busca trabalhar em conjunto com governos, outras entidades do terceiro setor e universidades.

Paula Pedro, diretora-executiva do escritório para a América Latina e Caribe do J-PAL, elogiou a iniciativa: “Estamos muito otimistas com a parceria com a Fundação Bracell, pois acreditamos que a colaboração é essencial para o fortalecimento de políticas públicas em educação infantil no Brasil. O Simpósio é uma oportunidade única para compartilharmos evidências sobre os impactos da educação infantil e discutir os desafios da implementação dessas políticas”.

O Simpósio de Educação Infantil discutirá temas críticos como a formação de professores, a qualidade da educação infantil e a colaboração intergovernamental. A ganhadora do Prêmio Nobel de Economia e cofundadora do J-PAL, Esther Duflo, participará do evento, abordando a importância da avaliação de impacto na educação infantil.

Os pilares de atuação da Fundação Bracell estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente ao ODS 4, que busca assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade para todos.

Fonte
Bracell
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo