FlorestasNotícias

Veracel adota soluções GIS personalizadas para otimizar eficiência do seu manejo florestal

A fabricante de celulose combina tecnologias com geolocalização para integrar as necessidades de sua área florestal, além de eliminar, em diversos processos, o uso de relatórios em papel e planilhas

O geoprocessamento é geralmente associado a mapas e imagens de satélites, mas ainda surgem algumas dúvidas quanto à forma como essas e outras informações são acessadas – de forma fácil, atualizada, em qualquer lugar, inclusive em ambiente operacional, sem conectividade. Nesse sentido, a Veracel Celulose encontrou alternativas ao unir diversas ferramentas que integram as informações e tecnologias geoespaciais necessárias para o trabalho das equipes que atuam em suas operações florestais.

Segundo a empresa, há algum tempo ela vem potencializando sua jornada de transformação digital, inclusive no seu setor de geoprocessamento. A Veracel tem utilizado diversas ferramentas do ArcGIS Enterprise, da Esri, líder mundial em sistemas de informação geográfica (SIG). Essa plataforma permite criar mapas, aplicativos personalizados e disponibilizar informações geoespaciais para coleta de dados em aplicativos móveis, além de criar painéis para visualização de dados, entre outras possibilidades.

Com a combinação dessas ferramentas, o geoprocessamento se tornou acessível para as equipes que atuam nas áreas de plantio de eucalipto da Veracel. Agora, elas podem reportar dados e criar relatórios por um aplicativo que automaticamente identifica a sua localização geográfica, garantindo mais precisão, rapidez e segurança na informação cadastrada.

Essas soluções digitais permitem analisar e visualizar dados geoespaciais para diversas finalidades, oferecendo funcionalidades customizadas para as necessidades e atividades de cada uma das equipes florestais da empresa.

“As ferramentas SIG vão muito além de mapas. Eu destaco a capacidade de criar, armazenar, compartilhar e integrar informações, que vão desde a geolocalização que utilizamos para deslocamento e identificação de locais em campo, até as tecnologias utilizadas pelas equipes, que demandam, cada vez mais, de informações atualizadas, precisas e sempre disponíveis para os usuários, a fim de serem apoio à tomada de decisões”, explicou Agmeire Marques, analista sênior em Geoprocessamento da Veracel.

Por meio da tecnologia de geolocalização, as equipes de campo conseguem registrar no mapa, a partir da aplicação móvel, o exato local de ocorrências nas plantações, facilitando a elaboração de planos de ação integrados para resolver problemas. Isso melhora a comunicação entre as equipes e o acompanhamento histórico das ocorrências nas áreas da empresa. Além disso, a plataforma também funciona off-line, quando não existe sinal de rede.

“Anteriormente, para gerar relatórios, era necessário coletar informações de campo utilizando pranchetas e transcrever esses dados para planilhas no escritório. Com o desenvolvimento de uma dessas aplicações, que usa um formulário inteligente, durante a visita de campo as informações são registradas no celular e é possível anexar fotos para cada situação mencionada. Automaticamente, as informações coletadas ficam disponíveis na nuvem e atualizam os painéis de acompanhamento da atividade. Só isso já elimina mais de 90 horas anuais na rotina das equipes”, afirmou Raphael Rosa, analista de Operações Florestais Pleno da Coordenação de Manejo Florestal.

A funcionalidade dessas aplicações também pode ser usada a favor dos motoristas que fazem a coleta de água para abastecer as áreas florestais da empresa. Com a solução, eles conseguem manter um registro exato de quantos litros captaram e acompanhar se estão mantendo as métricas diárias estipuladas. Isso garante que todas as orientações ambientais sejam cumpridas e mantém um controle preciso sobre o uso do recurso.

“O desenvolvimento dessas aplicações pela Coordenação de Geoprocessamento reflete o compromisso da Veracel Celulose em usar o que há de mais novo em tecnologia para suprir as necessidades práticas da empresa e para deixar o dia a dia das equipes mais simples e assertivo, tornando-nos mais eficientes e cada vez mais competitivos”, destacou Marques. “A utilização das aplicações ArcGIS pelas operações da Veracel são um diferencial e podem se tornar um case de referência para que outros segmentos do agronegócio explorem as possibilidades que a tecnologia oferece e que são convertidas diretamente em benefícios imediatos para o negócio”, finalizou a profissional de geoprocessamento.

Recentemente, o case das aplicações ARCGIS nas operações florestais da Veracel foi apresentado pela equipe de Geoprocessamento da companhia no AgriSummit 2024, um evento dedicado aos setores agrícola e florestal, focado em discutir soluções em sistemas de informações geográficas (GIS) que estão revolucionando o agronegócio brasileiro e fortalecendo a digitalização no campo.

Fonte
Veracel
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo