Com quase duas décadas de apoio à apicultura da região Sul da Bahia, a Veracel Celulose tem trabalhado com as associações de apicultores locais para a implementação de novas ações para promover a alavancagem da atividade na região. A parceria fortaleceu a cadeia produtiva do mel, que é muito importante para a polinização e a produção agrícola local, e reforçou a importância de práticas empresariais que aliam a conservação ambiental com o desenvolvimento socioeconômico da região.
As novas ações anunciadas estão sendo implementadas desde o início do ano em parceria com a Associação dos Apicultores de Eunápolis (ASOAPE) e com a Associação de Apicultores e Meio Ambiente de Guaratinga (ASAPMAG).
Com a ASOPE, a Veracel está fornecendo recursos para a realização de manutenções na unidade de beneficiamento de mel da associação, em Eunápolis, inaugurada em 2021, também com o apoio da empresa. Além disso, o local recebeu a instalação de painéis solares que gerarão em média 350 kWh por mês, em uma atualização do espaço que não apenas reduzirá os custos operacionais da unidade como também reafirmará o compromisso da Veracel e da associação com práticas de negócio cada vez mais sustentáveis.
“Essas ações fortalecem nossa cadeia produtiva e reforçam nosso compromisso com a conservação ambiental. Já estamos com diversas frentes de desenvolvimento em nossa associação devido a esse apoio que será muito importante para aumentar nossa capacidade operacional”, destacou José Carlos Aleluia, presidente da ASOAPE.
Os apicultores da ASOAPE também receberam kits de segurança aprimorados, novos ninhos e suporte para a manutenção de decantadores de mel, garantindo assim a melhoria contínua da qualidade e da segurança na produção do mel da associação.
Já com a ASAPMAG, a companhia facilitou a aquisição de equipamentos e insumos apícolas essenciais que serão utilizados para aumentar a capacidade operacional dos associados.
“A parceria com a Veracel, que teve início conosco em 2009, inclui o uso dos seus pastos apícolas e diversas ações de apoio no fortalecimento da atividade, proporcionado um impacto muito positivo para a motivação dos apicultores do nosso território”, afirmou Jehan Roberto Souza Reis, presidente da ASAPMAG.
“Estas ações estão sendo realizadas de acordo com os mapeamentos de necessidades das próprias associações e refletem nosso compromisso duradouro não só com a apicultura, mas também com o bem-estar das comunidades locais e o meio ambiente”, destacou Izabel Bianchi coordenadora de Responsabilidade Social da Veracel. “Acreditamos que investir na cadeia produtiva do mel gera um impacto positivo abrangente que vai desde o fortalecimento econômico das famílias locais até a preservação da biodiversidade regional”.