FlorestaNotícias

Klabin oferece oportunidade de renda extra para produtores rurais

O produtor que se tornar parceiro no Plante com a Klabin recebe benefícios ao utilizar parte de suas terras para o plantio de pinus e eucalipto

Em 2019, a Klabin divulgou o projeto Puma II, um plano de crescimento na capacidade de produção de papéis para embalagens, com a implantação de duas máquinas de papel em Ortigueira (PR). Este é o maior investimento da história da empresa.

As duas máquinas, juntas, terão capacidade de produção anual de 910 mil toneladas de papel por ano, que serão produzidos com 100% do mix de fibras virgens de pinus e eucalipto.

Considerando esse cenário, e acompanhando o aumento da demanda por celulose, a empresa enxergou uma oportunidade para colaborar com a produção por meio do programa Plante com a Klabin. A iniciativa parte da ideia de gerar renda para pequenos, médios e grandes produtores com atividades agropecuárias complementares e colaborar com a demanda da empresa.

Tornando-se parceiro do programa, o produtor irá utilizar parte de suas terras no plantio de pinus e eucalipto, recebendo benefícios em troca. O Plante com a Klabin é uma maneira de aumentar a renda com atividades complementares e ter um retorno financeiro, com direito a assistência técnica e consultoria, para que a empresa certifique que está ocorrendo um manejo sustentável das florestas.

Poderão participar do programa produtores rurais que tenham propriedades localizadas nos estados do Paraná e Santa Catarina. 

COMO PARTICIPAR 

Existem três maneiras de participar do programa. A primeira é a permuta de insumos e serviço, em que a Klabin fornece mudas e insumos, faz a implantação e o manejo da floresta nos primeiros anos, e realiza visitas ocasionais oferecendo assistência técnica. Fica a encargo do produtor disponibilizar o acesso da equipe na área do plantio, realizando  o pagamento dos insumos e mão de obra da empresa no fim do ciclo, com a madeira entregue em uma das fábricas.

Outra opção é a permuta de mudas. A Klabin oferece as mudas para o plantio e faz visitas oferecendo assistência técnica, enquanto o produtor fica responsável por implantar e fazer a manutenção da floresta com sua própria mão de obra. O pagamento das mudas é feito ao final do clico, com a entrega da madeira na fábrica.

Na garantia de preço, a empresa compra a futura produção de madeira do produtor e realiza visitas periódicas para oferecer assistência técnica. O produtor realiza o plantio com recursos e insumos próprios, bem como a mão de obra.

A iniciativa de parceria busca fortalecer tanto o produtor rural, quanto a comunidade em seu entorno, com uma produção sustentável e de acordo com as boas práticas ambientais.

Para se inscrever e saber mais sobre o programa, acesse o site.

Fonte
Canal Rural
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo