ESGNotícias

Suzano e CIRAD firmam parceria em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira

Ação visou geração de renda e conservação ambiental nos estados do Pará e Maranhão, com foco em comunidades vulneráveis

A Suzano, líder mundial na produção de celulose e pioneira na fabricação de bioprodutos derivados de eucalipto, e o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD), organização francesa de pesquisa e cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável, formalizaram uma parceria por meio da assinatura de um protocolo de intenções. O evento ocorreu em abril, na embaixada da França em Brasília.

O objetivo da colaboração é fortalecer ações conjuntas voltadas para a geração de renda e a conservação ambiental nos estados do Pará e do Maranhão, com foco especial em comunidades em situação de vulnerabilidade social.

O programa resultante da parceria visa promover o desenvolvimento sustentável dessas regiões, mobilizando recursos técnicos e financeiros de diversos parceiros para maximizar seus impactos.

O CIRAD tem histórico de atuação na Amazônia desde os anos 1990, articulando projetos em colaboração com parceiros locais para enfrentar os desafios da região. Por sua vez, a Suzano opera nos estados do Pará, Maranhão e Tocantins, dedicando aproximadamente 311 mil hectares à conservação ambiental, com 53 mil hectares protegidos em Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC). Em 2023, a empresa investiu mais de R$ 9 milhões em programas de geração de renda na região, beneficiando cerca de 19 mil pessoas por meio de 119 organizações sociais.

Giordano Bruno Automare, gerente executivo de desenvolvimento social da Suzano, ressaltou a importância estratégica da parceria entre o CIRAD e a empresa para impulsionar o desenvolvimento sustentável no Pará e no Maranhão. Ele destacou: “Parcerias como esta nos permitem ampliar nossa atuação social em áreas-chave para a empresa, especialmente na região amazônica, enfatizando o nosso compromisso em retirar 200 mil pessoas da pobreza até 2030, combinando geração de renda e conservação da biodiversidade”.

Por sua vez, Pierre Marraccini, diretor regional do CIRAD no Brasil, expressou entusiasmo com a perspectiva de iniciar essa colaboração com a Suzano, afirmando: “Estamos animados com a perspectiva de iniciar essa relação privilegiada com a Suzano, para arquitetar juntos um grande projeto aliando ciência, investimentos e engajamento local em prol do desenvolvimento sustentável na Amazônia, uma região estratégica para o planeta e a humanidade.  Será também uma maneira de valorizar de uma nova forma todo o histórico e o saber-fazer que construímos com ilustres parceiros amazônicos”.

Fonte
Suzano
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo