FlorestasNotícias

Brasil lidera desenvolvimento de tecnologias na área florestal

As soluções tecnológicas têm sido uma importante aliada às empresas do setor que buscam desenvolver ações mais sustentáveis em sua produção

O Brasil é referência no desenvolvimento de tecnologias para o setor  florestal, que atualmente é responsável por um PIB de R$  244 bilhões, em uma área de 9,93 milhões de hectares. Além da sua produção, o país também se destaca na introdução das principais inovações que tem impulsionado o setor.

O protagonismo do país é atribuído à sua capacidade de produzir mais em menor área, superando as médias globais. De acordo com o relatório anual da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), a produtividade média do eucalipto atingiu o maior nível desde 2014, chegando a 38,9 m³/ha/ano em 2021.

Os números demonstram um interesse cada vez maior das empresas em investir em tecnologia, pois independente do porte, elas têm aproveitado os benefícios que as soluções inovadoras oferecem à produção.

Nesse sentido, as empresas mais consolidadas, responsáveis por desenvolver tecnologia para o setor florestal têm apostado no lançamento de novos produtos, bem como no aprimoramento de softwares já existentes.

Os softwares de análise e gestão das operações mecanizadas de implantação, condução e colheita estão entre as principais tecnologias utilizadas pelas empresas do setor florestal no Brasil. Devido ao seu ciclo de crescimento longo, que leva em média sete a oito anos até a colheita, as florestas necessitam dessa abordagem mais aprimorada.

DADOS

As tecnologias utilizadas atualmente permitem a coleta de dados das florestas e sua transformação em informações inteligentes, que viabilizam um planejamento otimizado, execução eficiente, controle preciso de máquinas e fluxos de trabalho automatizados.

Soluções de monitoramento de máquinas com suporte de sensores e computadores de bordo instalados no maquinário florestal possibilitam o monitoramento e ajuste dos processos.

Além disso, os sistemas fornecem relatórios detalhados com indicadores de rendimento e comportamento das máquinas, produtividade, área trabalhada, distância percorrida, velocidade, entre outros.

Os softwares de gestão permitem analisar os dados coletados a fim de promover a resolução de problemas e o aprimoramento contínuo dos processos, gerando maior produtividade e lucratividade.

As soluções tecnológicas do setor possibilitam ainda a geração de relatórios personalizados a partir dos dados enviados automaticamente pelos displays das operações florestais. Os relatórios apresentam informações como mapas para visualização das características da operação, gráficos com indicadores de desempenho e ferramentas para análise georreferenciada.

Fonte
Globo Rural
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo