Celulose no BrasilNotícias

Eldorado inaugura seu novo terminal no Porto de Santos

O novo terminal especializado da companhia tem capacidade de escoar três milhões de toneladas de celulose por ano

A Eldorado Brasil Celulose inaugurou, nesta semana, seu novo terminal no Porto de Santos, em São Paulo – um dos maiores terminais de carga de celulose do mundo – aumentando assim a capacidade de exportação da companhia.

Nomeado EBLog, o empreendimento da Eldorado está instalado no Armazém 33 em um terreno de 52.900 m², com área de armazenamento de 50.000 m² e tem capacidade de escoar três milhões de toneladas de celulose por ano, o que contribui para que o Brasil, já considerado o maior exportador de celulose no mundo, consolide sua posição no topo do ranking.

“Quando a gente vê uma estrutura como essa, é como se nós comemorássemos juntos. A gente quer que as coisas deem certo, que o empreendimento possa cada vez gerar mais negócios e mais emprego”, declarou Márcio França, ministro de Portos e Aeroportos do Brasil.

O início das atividades no terminal aumentou em 41% o número de funcionários próprios para a operação, passando de 90 para 127 pessoas. A instalação possui espaço para atracação de navios e capacidade para 72 vagões.

“Com dois navios atracados ao lado do terminal, a gente consegue muito mais produtividade porque não tem interferência. A gente sai com caminhão daqui diretamente já encostando no navio. Vai ajudar muito na produtividade e na redução dos custos”, explicou Flávio Rocha Costa, diretor de Logística da Eldorado.

De acordo com o executivo, o mercado de celulose cresce 1,2 milhões de toneladas por ano e, por isso, as empresas do setor devem estar preparadas. Nesse sentido, a Eldorado investiu mais de R$ 500 milhões no novo terminal com o objetivo de ampliar sua produção e o segmento no país.

Além disso, como parte de um pacote de contrapartidas na relação Porto-Cidade, a Eldorado também investiu R$ 4 milhões na construção de uma policlínica na região do Macuco/Estuário, em Santos. “Vamos poder atender 18 mil pessoas por ano”, afirmou Rogério Santos, prefeito da cidade litorânea.

Atualmente, o Brasil ocupa o primeiro lugar entre os maiores produtores globais de celulose. Em 2021, a produção nacional da commodity cresceu 7,4%, chegando a 22,5 milhões de toneladas.

Fonte
G1CNN
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo