A partir de janeiro, Telêmaco Borba terá uma nova Feira da Agricultura Familiar a ser instalada no térreo do prédio da atual estação rodoviária da cidade. O objetivo da feira é o fortalecimento de pequenos e médios agricultores e o fornecimento de alimentos de qualidade à população. A iniciativa tem o apoio do Programa Matas Sociais, projeto criado pela Klabin, realizado em parceria com Sebrae e Apremavi.
Para firmar a parceria, foi assinado o Termo de Permissão de Uso do espaço, que prevê um escritório, uma central de armazenamento, bem como a distribuição e comercialização de alimentos direto ao consumidor. A Central de Cooperativas da Agricultura Familiar Centro Norte do Paraná (CCN-PR), a prefeitura de Telêmaco Borba, a Klabin e o Sebrae desenvolveram projeto de reforma do espaço, que deve ficar pronto até janeiro de 2024.
O espaço prevê climatização e ambientação com base no design sensorial, que irão valorizar os produtos dos agricultores e tornar mais atrativa sua comercialização. Também será destacado o contexto turístico, histórico e regional. A ideia do projeto é, ainda, atrair novas cooperativas, credenciando-as para que a variedade e o volume de produtos comercializados sejam grandes no local.
“Com a nova Feira da Agricultura Familiar, pretendemos estimular o consumo de alimentos de qualidade, aumentar as vendas e rendas dos agricultores da região e oferecer a todo o território uma feira que seja uma atração”, afirmou Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.
Para a prefeitura de Telêmaco Borba, a iniciativa é de extrema importância para incentivar o trabalho das famílias que produzem os alimentos, além de proporcionar mais opções para a segurança alimentar da população. “É um projeto que deverá estimular a economia da região, ampliando as opções de comercialização desses alimentos, promovendo geração de renda para famílias e garantindo a diversidade e qualidade dos alimentos que vão para a mesa dos moradores de nossa cidade”, disse Marcio Artur de Matos, prefeito de Telêmaco Borba.
Regiane Aparecida Moura da Silva, presidente da Central de Cooperativas, observa que a parceria vai contemplar um dos objetivos da Central, que é ampliar o potencial competitivo e os canais de comercialização. “Como uma Central de Cooperativas, temos o papel de acolher e dar força aos agricultores da região, e a feira em Telêmaco Borba fortalece essa missão”, observou Regiane. Fazem parte da Central cinco cooperativas, com 900 agricultores de 40 municípios paranaenses.
O Sebrae foi responsável pelo fornecimento de consultoria que mapeou os hábitos de consumo de hortifrutis, o perfil dos consumidores, dos agricultores e sugeriu toda a concepção do espaço, das embalagens à climatização. O objetivo é ser um local atraente para consumidores.
“O desafio do Sebrae para o projeto é de contribuir para que a agricultura familiar mostre o quanto pode ser inovadora, valorizando o setor, que é pautado nos princípios da sustentabilidade. Todos os públicos envolvidos podem participar dessa experiência por meio de um projeto sensorial, que torna o setor mais atrativo em todos os sentidos”, frisou Joel Franzim Junior, gerente regional do Sebrae/PR em Ponta Grossa.
FEIRA DO BEM
O programa Matas Sociais da Klabin, por meio do apoio à criação da Central de Cooperativas, em 2021, proporcionou a entrega de produtos para a Feira do Bem, projeto da prefeitura de Telêmaco Borba, suprindo a demanda do programa e trazendo benefícios à população. Na Feira do Bem, a prefeitura adquire alimentos em troca de resíduos sólidos. São cerca de 20 toneladas de frutas e verduras arrecadadas por semana em troca de reciclados. Em maio de 2023, com a chegada de novas cooperativas, foram adquiridas cerca de 25 toneladas de alimentos, entre frutas e legumes.