UPM inaugura sua fábrica de celulose Paso de los Toros no Uruguai
A nova fábrica da companhia tem capacidade de produção anual de 2,1 milhões de toneladas de celulose de eucalipto
A UPM inaugurou, nesta semana, sua fábrica de celulose Paso de los Toros, no centro do Uruguai. O evento de inauguração contou com a presença do presidente do país, Luis Lacalle Pou, ministros e representantes de outros stakeholders que participaram da bem-sucedida execução do projeto de crescimento da UPM no Uruguai.
Henrik Ehrnrooth, presidente do Conselho de Administração da UPM, em seu discurso de abertura, destacou o desenvolvimento consistente da indústria florestal sustentável uruguaia e as operações da UPM no país.
“Um marco importante para a indústria florestal uruguaia foi a Lei Florestal, promulgada em 1987. O objetivo dessa lei era diversificar o portfólio industrial do país, garantindo o uso sustentável da terra e protegendo suas florestas naturais. Todos nós podemos ver o quão bem-sucedido ele foi em todos esses objetivos e criou uma nova e forte indústria de exportação no Uruguai, de forma sustentável”, declarou Ehrnrooth.
“Hoje comemoramos o maior investimento da UPM em nossos 150 anos de história. As primeiras mudas de eucalipto da UPM foram plantadas em 1990. A trajetória desde então até hoje é de uma grande cooperação entre autoridades, UPM e seus parceiros. Os resultados dessa cooperação servirão aos interesses do Uruguai e de seu povo, bem como da UPM nas próximas décadas”, disse o executivo.
Os investimentos da UPM na fábrica de celulose de Paso de los Toros foram iniciados em 2019. Apesar da pandemia de Covid-19, a fábrica foi iniciada em abril de 2023 e sua primeira entrega de celulose aos clientes ocorreu em maio. O terceiro viveiro de árvores da UPM em Sarandí del Yí começou a operar em 2022, e o novo terminal de celulose em Montevidéu em outubro do mesmo ano. O investimento total de US$ 3,47 bilhões contempla a fábrica de celulose e o terminal portuário, bem como investimentos na infraestrutura local em Paso de los Toros.
A fábrica de celulose UPM Paso de los Toros tem capacidade de produção anual de 2,1 milhões de toneladas de celulose de eucalipto. A fábrica representa a mais recente e melhor tecnologia disponível. É energeticamente eficiente com impactos ambientais mínimos e manutenção otimizada.
Com um aumento de mais de 50% na capacidade atual de celulose da UPM, o investimento de crescimento promove uma mudança radical na escala dos negócios de celulose da companhia e nos seus ganhos futuros. Também gera um impacto positivo na economia do Uruguai e cria oportunidades significativas para as pessoas e comunidades que vivem no país.
Ao todo, a cadeia de valor da UPM – operações de plantação de eucalipto, as fábricas de celulose Fray Bentos e Paso de los Toros e logística relacionada – junto com seus contratados cria aproximadamente 7 mil empregos diretos e 10 mil indiretos no Uruguai.