Celulose no mundoNotícias

Fábrica de bioprodutos do Metsä Group avança para operar a plena capacidade

A planta entrou em operação em setembro deste ano e já realiza as entregas de celulose para seus clientes, com previsão de atingir a capacidade total no próximo ano

A fábrica de bioprodutos do Metsä Group em Kemi, na Finlândia, está se aproximando da capacidade total de produção e as entregas de celulose aos clientes já começaram. A previsão é de levar aproximadamente um ano para atingir a capacidade total de produção da fábrica.

“Ao iniciar uma fábrica deste tamanho, já está claro que o processo de produção deve ser otimizado e as condições de processo adequadas devem ser buscadas para garantir uma produção contínua, eficiente e alta qualidade do produto. Temos trabalhado ativamente nisso com nossos fornecedores de equipamentos e o trabalho valeu a pena. A continuidade da produção, os volumes de produção e a qualidade do produto evoluíram na direção certa. A capacidade total de produção será alcançada conforme planejado, no outono do próximo ano”, afirma Tomi Seppä, gerente da fábrica de bioprodutos.

“No pátio de madeira também introduzimos nova tecnologia para descarregar a matéria-prima e já incorporá-la ao processo – a primeira do mundo. Construir e aperfeiçoar a autonomia dos guindastes autônomos do pátio de madeira e treinar a equipe exige tempo para atingir um funcionamento impecável. Isto também está a progredir de acordo com o programa planejado, e a eficiência e a qualidade das operações do depósito de madeira estão a melhorar constantemente”, acrescenta Seppä.

A construção da fábrica de bioprodutos começou em fevereiro de 2021 e demorou cerca de dois anos e meio para ser concluída. A fábrica de 2,02 mil milhões de euros produzirá anualmente 1,5 milhões de toneladas de celulose de fibra curta e fibra longa, bem como numerosos outros bioprodutos, incluindo 2 terawatts-hora de electricidade renovável. A nova planta é de classe mundial em termos de eficiência produtiva, ambiental e energética e, apesar da sua capacidade de produção significativamente maior, estará abaixo dos limites de emissão da licença ambiental para a antiga fábrica de celulose em Kemi.

Fonte
Metsä Group
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo