Na última semana, aconteceu a quinta edição do Festival Gastronômico Esquina do Mundo 2023, em Arraial D´Ajuda, Porto Seguro (Bahia). O evento contou com o apoio da Veracel Celulose e do Sebrae, sendo uma oportunidade para uma rodada de negócios entre compradores da rede hoteleira, bares, restaurantes e de barracas de praia com associações de agricultores familiares do Sul da Bahia.
A rodada de negócios teve início com visitas presenciais dos potenciais compradores às associações das comunidades de agricultura familiar. Além disso, durante o festival em Arraial D’Ajuda, os produtores puderam comercializar seus produtos na mostra agroalimentar realizada nos últimos dois dias do evento.
O objetivo dessa iniciativa foi criar oportunidades para que as associações pudessem estabelecer novos canais de comercialização junto à cadeia de restaurantes das cidades de Eunápolis e Porto Seguro, além de demonstrar a qualidade de suas produções e fortalecer os laços entre a agricultura familiar e o setor gastronômico local.
O Festival Esquina do Mundo foi promovido pela Abrasel Costa do Descobrimento (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), com a co-realização do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e da Prefeitura Municipal de Porto Seguro.
“A gastronomia é uma cadeia ampla, que impacta vários segmentos. Nesta parceria com a Veracel, priorizamos os produtores agroalimentares e o beneficiamento de pescados na Costa do Descobrimento, valorizando a produção local e incentivando a inclusão socioeconômica”, comentou o gerente do Sebrae Extremo Sul, Alex Brito.
“A rodada de negócios, juntamente com o Festival gastronômico, materializa uma importante sinergia entre a agricultura familiar e a gastronomia, provocando os consumidores a reconhecer o potencial e o desenvolvimento dos pequenos produtores rurais e a qualidade de seus produtos”, completou Izabel Bianchi, coordenadora de Responsabilidade Social da Veracel.
PLATAFORMA DE AGRICULTURA FAMILIAR DA VERACEL
As ações realizadas durante o festival fazem parte das iniciativas vinculadas à plataforma de agricultura familiar que está sendo estruturada pela Veracel e que consolidará a gestão dos diversos projetos socioprodutivos desenvolvidos com as associações de agricultura familiar locais, seus parceiros, além dos principais resultados dessas comunidades.
A plataforma está sendo desenvolvida pela empresa em um ambiente virtual que abrigará todas as iniciativas desenvolvidas pela Veracel e por seus parceiros. O projeto, estruturado ao longo de três anos, irá sistematizar os principais indicadores sociais e econômicos e funcionará como uma rede para conectar os diversos atores envolvidos na agricultura familiar local, criando oportunidades de negócios e atraindo novas parcerias que possam contribuir com o desenvolvimento local.