A Veracel Celulose intensificou suas ações para enfrentar os incêndios florestais, que aumentaram devido à onda de calor vivida em todo o país recentemente. Além dos danos ambientais, os incêndios têm impactos severos para a saúde humana, podendo resultar em intoxicações e, em casos extremos, óbitos. Há também efeitos econômicos e sociais, com aumento nos atendimentos hospitalares e gastos gerais da população com a saúde.
A companhia reforça a importância de que, caso a comunidade identifique qualquer foco de incêndio nas áreas da empresa, acione gratuitamente o telefone da Rede de Percepção de Fogo pelo número 0800 799 9802. A Veracel conta com uma equipe treinada e estruturas de combate a incêndio, pronta para atuar no combate aos focos em áreas florestais próprias e, quando possível, nos arredores, contribuindo para a preservação dos ecossistemas locais, em colaboração com o Corpo de Bombeiros da região.
“A prevenção é a chave para evitarmos incêndios e protegermos as pessoas e o meio ambiente. Ao adotarmos estes cuidados e práticas importantes, contribuímos para a preservação da natureza e a segurança de todos”, destaca Flávio Luiz, coordenador de Inteligência Patrimonial da Veracel.
Com esse foco em apoiar a comunidade na prevenção de incêndios, especialmente diante das altas temperaturas na Bahia, a empresa destaca algumas dicas essenciais:
- Não descarte cigarros, fósforos ou pontas de cigarros acesas em locais inadequados;
- Evite jogar lixo em áreas de vegetação, pois materiais inflamáveis podem causar incêndios;
- Evite fazer queimadas em áreas rurais e, no caso de queimadas controladas, obtenha permissão legal e siga as normas estabelecidas, como a realização em condições climáticas favoráveis e com acompanhamento técnico. Avise seus vizinhos para que possam acompanhar e apoiar, e em caso de emergência acione o Corpo de Bombeiros ou a Veracel, no caso de a ocorrência ser próxima à área da companhia;
- Realize a limpeza periódica dos aceiros nas divisas com outras propriedades removendo materiais inflamáveis;
- Certifique-se de que os equipamentos agrícolas estejam em boas condições para evitar faíscas e, se possível, evite operar máquinas em dias muito quentes e secos;
- Esteja atento a atividades suspeitas e, caso as identifique, denuncie-as imediatamente à autoridade competente;
- Respeite a proibição de queimas em épocas de alto risco, determinadas pelas autoridades locais;
- Esteja ciente das condições climáticas antes de realizar qualquer atividade que envolva fogo.